Vettel faz pole, mas Bottas é quem brilha na classificação para o GP do Canadá

Vettel faz pole, mas Bottas é quem brilha na classificação para o GP do Canadá

publicidade




Na decisão da superpole, Fernando Alonso e a Ferrari conseguiram ir para a pista em todos os momentos errados. Primeiro, a equipe segurou a saída achando que a pista ia melhorar, exatamente o momento que Vettel fez seu melhor tempo. Aí largaram Alonso no aguaceiro e o espanhol não conseguiu melhor que o sexto tempo. Ainda voltaram para os boxes exatamente na janela de tempo razoável que Bottas fez a terceira melhor marca e aí Alonso voltou para andar no sabão, perder a freada do grampo e ficar mesmo no meio do top ten, logo atrás do quinto colocado Mark Webber.

Jean-Eric Vergne foi o sétimo com a Toro Rosso, à frente do mágico Adrian Sutil da Force India. Vale destacar que Sutil foi o único a melhorar seu tempo no fim do Q3 o que lhe valeu o oitavo lugar. No Q2, ele foi buscar a vaga na superpole exatamente nos segundos finais, quando um grande trem de carros circulava na pista. Sabe do riscado com pista molhada esse alemão. O nono foi Kimi Raikkonen, claramente com problemas para esquentar os pneus da Lotus, sempre gentil com a borracha, com Daniel Ricciardo fechando o top ten.

Vão perguntar do Felipe Massa... Eis que o brasileiro fez uma tremenda lambança no Q2. Novamente pressionado pela falta de resultados, Massa fazia sua segunda tentativa de volta rápida quando perdeu o controle do carro na curva 4. Ele abriu demais a trajetória na entrada da curva e, no momento da frenagem, pisou com a roda traseira esquerda na faixa pintada da pista. O carro escorregou de traseira e bateu no muro, destruindo os dois eixos. Fim de classificação para ele e bandeira vermelha com dois minutos para o fim da sessão. Restou esmurrar o volante de frustração e se preparar para largar do 16º posto no domingo.

O acidente de Massa gerou um verdadeiro congestionamento no final do Q2. Ninguém estava garantido no top ten e havia a chance da pista secar e começar uma degola geral. Resultado, todos tinham que andar rápido para abrir volta e achar algum canto na pista para acelerar. Muitos não conseguiram, caso de Jenson Button, que ficou no fim da fila e viu o sinal vermelho fechar seu treino a metros da linha de chegada. A confusão, por sinal, tirou as duas McLaren do top ten, assim como as duas Sauber. Kimi Raikkonen e Adrian Sutil foram os que se salvaram da degola ao achar uma reta mais limpa para acelerar. Alonso se salvou ali ali, em oitavo, possivelmente por Button e Perez não acharem espaço para as suas voltas.

Quem pagou o mico de sobrar no Q1 foram Paul di Resta da Force India e Romain Grosjean da Lotus. Nenhum dos dois passou entrou nos 16 melhores e vão amargar o 17º e o terrível 19º lugar respectivamente. Grosjean, francamente, tomou pau do Charles Pic que largaram em 18º com a Caterham.

Confira os tempos:


1. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m25.425s
2. Lewis Hamilton Mercedes 1m25.512s + 0.087s
3. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m25.897s + 0.472s
4. Nico Rosberg Mercedes 1m26.008s + 0.583s
5. Mark Webber Red Bull-Renault 1m26.208s + 0.783s
6. Fernando Alonso Ferrari 1m26.504s + 1.079s
7. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m26.543s + 1.118s
8. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m27.348s + 1.923s
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m27.432s + 2.007s
10. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m27.946s + 2.521s
Q2 tempo de corte: 1m26.811s
11. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1m29.435s + 1.786s
12. Sergio Perez McLaren-Mercedes 1m29.761s + 2.112s
13. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m29.917s + 2.268s
14. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m30.068s + 2.419s
15. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m30.315s + 2.666s
16. Felipe Massa Ferrari 1m30.354s + 2.705s
Q1 tempo de corte: 1m24.776s

17. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m24.908s + 2.590
18. Charles Pic Caterham-Renault 1m25.626s + 3.308
19. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m25.716s + 3.398
20. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1m26.508s + 4.190
21. Max Chilton Marussia-Cosworth 1m27.062s + 4.744
22. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m27.110s + 4.792

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895