Volta onboard rara no Jaguar de Mike Hawthorn mostra a Le Mans de 1956

Volta onboard rara no Jaguar de Mike Hawthorn mostra a Le Mans de 1956

publicidade



O Mundial de Endurance corre, neste final de semana, as Seis Horas de Spa-Francorchamps com carros de cabine fechada, altíssima tecnologia e câmeras onboard para todo lado. Lá na década de 1950, os pilares para a popularidade das corridas de longa duração estavam em Le Mans e de lá catamos a primeira câmera onboard no tradicional circuito francês.

Nosso piloto no passeio é o campeão da Fórmula 1 britânico Mike Hawthorn. Ele venceu a edição de 1955 das 24 Horas e alguém deu jeito de grudar uma câmera no chassis do seu Jaguar D-Type. A ideia era mostrar as reformas de segurança na pista, com uma nova mureta dividindo os pits, após o trágico acidente na reta dos boxes que matou dezenas de pessoas quando o motor de Pierre Leveigh voou nas arquibancadas.

Outro grande barato é que, nesta época, os times ainda preparavam seus carros com as estradas abertas ao público, para tráfego de veículos e muitas bicicletas. Hawthorn precisa desviar de vários obstáculos populares no seu trajeto e destaca, ao cruzar pela reta Mulsanne, que ali é o único ponto para se relaxar a uns 280 km/h.

Assista ao vídeo:

Mike Hawthorn(Lemans winner 1955) driving a preview lap on the Lemans track in a Jaguar.(1956!) from MotorsportMediaNL on Vimeo.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895