Will Power crava pole da Fórmula Indy em Austin, no Texas

Will Power crava pole da Fórmula Indy em Austin, no Texas

Matheus Leist avança ao Q2 e mostra evolução com equipe Foyt

Bernardo Bercht

Australiano foi discreto nas outras sessões e deu o bote na hora "h"

publicidade

O australiano Will Power mostrou suas cartas apenas na arrancada final do treino e, neste sábado, cravou a pole-position para a estreia da Fórmula Indy em Austin, mesma pista que recebe a Fórmula 1 no GP dos Estados Unidos. A luta foi nos milésimos de segundo, com o piloto da Penske registrando 1min46s017 e Alexander Rossi, da Andretti, anotando 1min46s176.

Também foram destaques dos treinos, contudo, os novatos Colton Herta e Felix Rosenqvist. Herta obteve um impensável quarto posto com o Dallara Chevrolet da Harding, ao virar 1min46s359. Rosenqvist, por sua vez, fez a volta mais rápida de todas no fim de semana, com 1min45s4, mas foi no treino "errado", O Q2, que decidia os que avançam para a disputa da pole-position. Na hora decisiva, foi quinto, ainda assim à frente de Scott Dixon.

As primeiras fases da classificação foram as mais tensas, já que um leve garoa ameaçava a aderência do traçado no Texas. Desta falta de aderência foram vítimas os veteranos Simon Pagenaud e Tony Kanaan, que acabaram passando do ponto na curva 19.

Com pilotagem segura, entretanto, o brasileiro Matheus Leist teve seu melhor treino em mistos desde a classificação de St Petersburg, no ano passado. Avançou em quinto do seu grupo, no Q1, deixando para trás Alex Rossi, Takuma Sato e Marcus Ericsson. A sessão eliminou outros figurões, no Grupo 1, caso de James Hinchcliffe e Sebastien Bourdais.

Veio o Q2 e Rosenqvist achou um temporal de arrepiar, sem ser ameaçado pelos demais. Rossi e Herta também entraram na casa do 1min45s, mas a mais de meio segundo do sueco. Também passaram da linha de corte Ryan Hunter-Reay, Scott Dixon e o eventual pole, come quieto, Power.

Leist preferiu economizar um jogo de pneus e fez apenas uma volta rápida. Por algum tempo foi nono, mas fechou mesmo em décimo segundo. Ainda, assim, ótima base para mirar um top ten na corrida, ainda por cima com a vantagem estratégica.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895