Williams confirma acordo para ter novos motores turbo da Mercedes em 2014

Williams confirma acordo para ter novos motores turbo da Mercedes em 2014

publicidade



Caso consiga reparar sua instabilidade técnica dos últimos anos, a Williams deu um passo importante para voltar a andar na frente. Nesta quinta-feira, anunciou acordo com a Mercedes-Benz para fornecimento de motores e cooperação técnica a partir de 2014. Além da própria equipe Mercedes, os ingleses parecem ter se posicionado como cliente principal dos germânicos na Fórmula 1.

Não foi confirmada a duração do contrato, mas a expectativa é de que a parceria perdure até 2016 pelo menos. A Williams ficou desapontada com a Renault após ser informada dos preços para usar seus propulsores nas novas regras de 1,6 litro V6-turbo. Foi até reclamar com a FIA, mas viu os franceses confirmarem que os valores não mudarão. Aí surgira Niki Lauda e companhia no paddock de Mônaco e ofereceram um pacote mais em conta, com a assinatura sendo confirmada ainda lá.

A Mercedes acredita que também pode se beneficiar do know-how sobre transmissão e Sistema de Recuperação de Energia (KERS) da Williams, durante a parceria. Os ingleses viraram referência no mercado de carros esportivos e produziram a menor caixa de câmbio já vista nos últimos anos. Esse tipo de eficiência será essencial na manutenção de performance dos pequenos motores turboalimentados, que ainda terão de fazer 100 quilos de gasolina durarem  uma prova inteira.

"Assegurar a parceria correta de fornecimento de motores é um ponto-chave na implementação de nossa estratégia de sucesso a longo prazo", salientou a chefe da equipe, Claire Williams. "Também foi importante definir o acordo cedo no campeonato para iniciarmos o desenvolvimento do carro 2014", definiu.

A Mercedes, por sua vez, destacou a história do time inglês multicampeão. "É um dos ícones do esporte e estamos muito empolgados de contribuir para um futuro de sucesso de ambas as partes", avaliou o diretor da Mercedes AMG, Andy Cowell.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895