Williams gera mistério com asinha "você não vale nada, mas eu gosto de você"...

Williams gera mistério com asinha "você não vale nada, mas eu gosto de você"...

publicidade



As novidades aerodinâmicas foram em sua maioria sutis nos testes coletivos após o GP da Áustra de Fórmula 1. O aerofólio de assoalho da Williams, contudo, chamou muita atenção dos presentes. O único porém é que a aleta colocada em frente à roda traseira não está dentro do regulamento da categoria, que prevê que os elementos aerodinâmicos daquele ponto precisam definir uma superfície única em relação à carenagem lateral ou ao assoalho. Um caso de "você não vale nada, mas eu gosto de você"...

Em realidade, o mais provável é que a Williams tenha utilizado o aerofólio para simular um efeito desejado para o futuro. No caso, queriam ver os benefícios de gerar mais pressão aerodinâmica naquele ponto do carro e, ainda, desviar o fluxo dos pneus traseiros. A partir daí, deverão desenvolver uma carenagem mais abrangente que reproduza o efeito da asinha cumprindo com o regulamento.

Com as limitações do uso de túnel de vento e dos testes ao longo do ano, qualquer oportunidade de comprovar conceitos acaba sendo aproveitada pelos times. A Force India foi outra que testou um bico vazado na dianteira que parece ferir a proposta regulamentar. Neste caso, contudo, a peça ainda pode se salvar alegando que a proibição no regulamento está em orifícios na área central do bico. A equipe optou por dois furos laterais que permitem passar mais ar sob o cockpit rumo ao assoalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895