Williams muda filosofia e troca velocidade por aderência no seu Fórmula 1 2024
Novo FW46 adota conceitos da Red Bull, da Aston Martin e o esquisito bico ornitorrinco a lá Alpine
Bernardo Bercht
FW46 tem frente mais carregada que o fluido carro de 2023
| Foto: Williams Racing / Divulgação CP
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Dona do carro mais "liso" de 23, a Williams carecia de downforce. O 1º passo parece ter sido trocar o afilado e fluido nariz do FW45 por um modelo largo e achatado. Agora, a Alpine não está mais sozinha no estilo ornitorrinco, inaugurado com pouco sucesso pela Aston Martin em 22 pic.twitter.com/4rh7nkmmTI
Chegamos ao "miolo" e chama a atenção o santantônio. Enquanto 90% do grid adotou tomada "triangular", a Williams investe no modelo horizontal, com larga entrada para refrigeração e outra volumosa do turbo. Leve desvantagem aerodinâmica, mas que ajuda na performance mecânica 4/8 pic.twitter.com/FKBevfK6Vo
O trabalho das laterais tem um assoalho bem mais sofisticado que o modelo quase liso dos primeiros FW45 de 2023. Com o complemento dos canais, muito ar é acelerado pelos túneis de venturi, sugado pelas ranhuras laterais e selado com vórtices para evitar mudanças de downforce 6/8 pic.twitter.com/aVeQ67P0ek
Uma troca de filosofia clara da Williams. Poderá enfim colocar o time numa briga mais à frente do meio do pelotão. Ao mesmo tempo, gera um risco do time perder aquela vantagem que tinha em pistas muito rápidas e que foi seu "ganha pão" de pontos em 2023 8/8