Xeque Vettel governa o GP do Bahrain após problemas de Alonso

Xeque Vettel governa o GP do Bahrain após problemas de Alonso

publicidade



Por conta da cobertura em Guaporé, o GP do Bahrain acabou fora das linhas do PitLane, no domingo. Pedimos uma "ajudinha" da Agência Estado, então, para registrar como foi a corrida. O que deu para concluir é: de todos que pareciam poder vencer em Sakhir, apenas Sebastian Vettel e a Red Bull fizeram uma prova sem erros, o que possibilitou ao alemão disparar na frente e levantar o troféu.  O espanhol Fernando Alonso fez boa largada e parecia destinado ao topo do pódio, mas um problema na asa móvel da sua Ferrari acabou com suas chances. Teve de fazer diversas paradas até consertar e ainda apresentou boa recuperação, mas sem conseguir ir além do oitavo lugar. As Lotus é que apresentaram grande performance, para completar o pódio com Kimi Raikkonen em segundo e Romain Grosjean em terceiro.

O finlandês fez apenas dois pitstops para terminar à frente do francês nos carros preto e dourado.  Massa teve uma corrida para esquecer, com problemas de pneu que dechapou e sem conseguir se livrar do tráfego. Acabou em 15º. Mais desapontado que ele, talvez, só o pole-position Nico Rosberg. A performance da Mercedes com os pneus ficou muito abaixo do que ele poderia esperar e uma provável chance de pódio acabou se transformando em tentativa desesperada de fazer os pneus durarem, até escorregar à nona colocação.  Com a segunda vitória, o tricampeão segue na liderança do Mundial de Pilotos, agora com 77 pontos, contra 67 de Raikkonen, 50 de Lewis Hamilton e 47 de Alonso. Já Massa é o sexto colocado, com 30 pontos.

Na largada, Rosberg sustentou a ponta e Alonso chegou a assumir a segunda colocação, logo retomada por Vettel. Já Massa caiu para o quinto lugar ao ser ultrapassado por Di Resta. Porém, sem um bom rendimento, Rosberg logo começou a perder posições. O alemão foi ultrapassado por Vettel na segunda volta, Alonso na quarta e Di Resta na sexta.

Como adotaram estratégias diferentes da dos principais pilotos, Di Resta e Raikkonen chegaram a ocupar as primeiras posições ao atrasarem o primeiro pit. Vettel partiu para cima com pneus mais novos, porém, e retomou a liderança para a Red Bull. Di Resta parecia destinado ao pódio com a Force India, mas Grosjean estragou a festa nas voltas finais ao passar com pneus menos desgastados. O escocês não conseguiu subir ao pódio, mas ao menos garantiu o melhor resultado da sua carreira.

Hamilton também entrou para a turma dos que ganham posições nas voltas finais e mostrou performance muito melhor que o companheiro da Mercedes. Passou o apagado Mark Webber e levou a quinta posição. O piloto da Red Bull também perdeu sua posição para o mexicano Sergio Pérez, que foi bastante agressivo na parte final da prova para garantir o sexto lugar. O mexicano ainda deixou o companheiro Jenson Button bravo, por conta da briga fratricida das McLaren no meio da corrida. A dupla chegou a tocar rodas e o aerofólio de Pérez bateu na roda traseira do inglês. Alonso fez o que dava para chegar em oitavo e Rosberg foi o nono, com o emburrado Button completando os pontuadores.

Teremos um pouco de folga da Fórmula 1 agora. A temporada prossegue no dia 12 de maio, quando será disputado o GP da Espanha, quinta etapa do campeonato, no Circuito da Catalunha, em Barcelona.

Confira o resultado final do GP do Bahrein:

1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 57 voltas em 1h36min26s945

2º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 9s1

3º Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 19s5

4º Paul di Resta (ESC/Force India), a 21s7

5º Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 35s2

6º Sergio Perez (MEX/McLaren), a 35s9

7º Mark Webber (AUS/Red Bull), a 37s2

8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 37s5

9º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 41s1

10º Jenson Button (ING/McLaren), a 46s6

11º Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1min06s4

12º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 1min12s9

13º Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min16s7

14º Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min21s5

15º Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min26s3

16º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1 volta

17º Charles Pic (FRA/Caterham), a 1 volta

18º Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), a 1 volta

19º Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 1 volta

20º Max Chilton (ING/Marussia), a 1 volta

21º Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 2 voltas

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895