Zanardi coloca mais uma façanha no currículo de lenda com estreia na DTM

Zanardi coloca mais uma façanha no currículo de lenda com estreia na DTM

publicidade

Italiano aceitou o desafio e carimbou estreia com baita resultado


O italiano Alex Zanardi voltou a carimbar o título de herói no seu currículo de automobilista. Medalhista paralímpico em duas edições do Jogos, ele decidiu retornar às pistas e encarar na menos que a DTM. Ao correr de convidado com uma viatura adaptada para controle apenas com as mãos, ele fez o improvável com pouquíssima experiência nos carros e emplacou um quinto lugar. A próxima proeza do bicampeão de Fórmula Indy serão as 24 Horas de Daytona.

"Essa é a maior piada do fim de semana", brincou o italiano ao cruzar a linha de chegada e fala com sua equipe. Depois de enfrentar variações de chuva e sol por todo o fim de semana, ainda por cima numa etapa noturna em Misano, ele coroou a missão com um resultado improvável.

Tendo de se adaptar a um carro novo e a comandos nunca antes utilizados, Zanardi fez seu "malabarismo" com as mãos numa prova que começou com chuva, secou e depois seguiu molhada, obrigando decisões difíceis. A tática do italiano foi perfeita e, na reta final surgiu em quinto para não mais perder.

Um dia antes, tinha sido apenas o 19º no grid para chegar em 13º. "Achei que não conseguiria ser competitivo, mas agora é como uma medalha de ouro, num ritmo bom entre alguns dos melhores do mundo", celebrou.

Biamputado, após o terrível acidente na Fórmula Indy que obrigou uma cirurgia de emergência em plena pista, Zanardi chegou a retornar no WTCC, mas usando uma prótese especial para frear com a parte da perna que lhe restava. Agora, guiou apenas com as mãos, acionando acelerador, freios e câmbio sequencial para subidas e reduções, tudo num equipamento especialmente configurado para ele. Uma epopeia, um ídolo máximo do esporte.

No vídeo abaixo é possível acompanhar toda a prova onboard com Zanardi:

https://youtu.be/cb0beML0xEk

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895