16º Agrimark Brasil debate as Perspectivas para o agronegócio brasileiro

16º Agrimark Brasil debate as Perspectivas para o agronegócio brasileiro

Como ampliar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira


Correio do Povo

publicidade

Uma das principais agendas do agronegócio do Estado, promovido pelo I-UMA (Instituto de Educação do Agronegócio) reúne em Porto Alegre o presidente Executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal  (Abra), Décio Coutinho, o presidente da Abiec - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, Antônio Jorge Camardelli, a secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Estado RS, Ana Amélia Lemos, o economista, doutor em Direito, o Consultor Legislativo do Senado Federal, Helder Rebouças, entre outras lideranças com a coordenação do professor doutor em Zootecnia e Coordenador do Nespro, Júlio Otávio Barcellos. O encontro acontece no dia 14 de junho (sexta-feira), das 13h30min às 17h00min, no Salão Nobre da ACPA. O evento é gratuito.

Mesmo liderando o protagonismo na economia nacional, o agronegócio brasileiro ainda tem  estrada pela  frente para buscar  mecanismos e  inovações  que contribuam para o aumento da eficiência da matriz produtiva do setor. Deve-se tratar da importância e dos desafios dessa temática com o objetivo acelerar a busca de soluções e ampliar o diálogo sobre temas estratégicos da pauta nacional e internacional do agronegócio. O Brasil está capacitado para ampliar a produtividade do setor agrícola? Como serão os novos negócios do agro diante dos marcos regulatórios? E a segurança jurídica pressuposto essencial para o desenvolvimento e ampliação do ambiente de negócios, passa também pelos contratos. Estas e outras questões irão pautar o debate entre instituições âncoras do setor, dirigentes de entidades, especialistas nas áreas jurídica e de pesquisa durante o 16° Agrimark, que ocorre no dia 14 de junho (sexta-feira), das 13h30min às 17h00min, no Salão Nobre da ACPA (Associação Comercial) em Porto Alegre. 

O tema central do encontro organizado pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) será  as Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro - Como Ampliar a Produtividade e a Sustentabilidade da Agricultura Brasileira.  O credenciamento será feito no local, e a entrada é franca. Inscrições devem ser realizadas pelo site www.iumaeventos.com.br/, por e-mail (agrimark@i-uma.edu.br) ou por telefone (51) 3224.6111. A solenidade de abertura institucional será às 14h no Salão Nobre da ACPA. 

Para o coordenador dos trabalhos Prof. Julio Barcellos, a 16ª edição do Agrimark Brasil proporcionará ter com os painelistas e público presente, uma abordagem inserida nas perspectivas do agronegócio brasileiro, abrigado na produtividade e sustentabilidade de suas cadeias produtivas. “Deste modo, pensamos num cenário de garantia da competitividade e renda aos elos que constitui esse setor relevante para o PIB do país. Com base na inovação tecnológica – de insumos e processos – na capacidade de negociações internacionais, na constituição de instrumentos de regulação mais modernos e flexíveis e na perspectiva de novos negócios, programamos nosso encontro” reforça Barcellos que atua há mais de vinte e cinco anos no agronegócio, em gestão e sistemas de produção de carne bovina.

“Para isto, o I-UMA, reunirá as principais expertises do Agronegócio, aqui representados por executivos, comunicadores, gestores públicos e pesquisadores, para debater a conjuntura atual que o país vive e, quem sabe, com sua contribuição, apontar caminhos para as necessárias mudanças estruturais que tanto as cadeias produtivas agroindustriais necessitam” finaliza. Ele integra o time de palestrantes do seminário, que ainda contará com a presença do mestre em Direito e coordenador científico da Pós-Graduação em Direito Agrário e Ambiental Aplicado ao Agronegócio do I-UMA, Albenir Querubini e o doutor em Economia Internacional e Analista de Mercado Agropecuário Argemiro Brum.

Sobre o I-UMA:
O Instituto de Educação no Agronegócio é uma instituição brasileira de educação, com sede em Porto Alegre (RS) com dedicação exclusiva ao conhecimento especializado nas relações de negócios e marketing no Agribusiness. Há quase duas décadas, vem capacitando empresários gestores de empresas, profissionais e negociadores com o objetivo de ampliar seu conhecimento multidisciplinar do agronegócio e de instrumentalizá-los para um novo mercado socioeconômico internacional. Em seu portfólio, o instituto oferece cursos Presenciais e a Distância em nível de pós-
graduação, MBA, Extensão, “In Company” e cursos “In Farm”, além de promover seminários, workshops e eventos nacionais como o Agrimark Brasil, o Agroseminário Brasília e o Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio. 


Serviço:
O que: 16º Agrimark Brasil 
Quando: 14 de junho de 2019, das 13h30min às 17h
Onde: Salão Nobre da ACPA (Largo Visconde do Cairú, 17 – 7º andar – Centro/Poa)
Ingresso: Entrada franca
Inscrições:  Site: www.iumaeventos.com.br/
E-mail: agrimark@i-uma.edu.br
Telefone: (51) 3224.6111
 

Temário Central: Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro como ampliar a produtividade e a sustentabilidade 

Da Agriculutura Brasileira 
Coordenação: Júlio Otávio Barcellos 
 Doutor e mestre em Zootecnia pela (Ufrgs), Coordenador do Nespro, atua há mais de vinte e cinco anos no Agronegócio, em gestão e sistemas de produção de carne bovina.

Programação:

13h30 – Credenciamento 
14h00 às 14h15 - Abertura Institucional 
14h15 às 15h30 – I Rodada

Inovação Sustentável de Processos e Produtos 

Convidado: Décio Coutinho 
 Presidente Executivo da Abra - Associação Brasileira de Reciclagem Animal

Negociação Internacional de Commodities Agrícola (Carnes)
Convidado: Antônio Jorge Camardelli 
 Presidente da ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes

Segurança Jurídica e Contratos no Agronegócio 
Convidado: Albenir Querubini 
Mestre em Direito e Coordenador Científico do Curso de Especialização em Direito

Agrário e Ambiental Aplicado ao Agronegócio do I-UMA
Espaço para Interação

15h30min às 17h - II Rodada    
             
Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 

Convidada:
Ana Amélia Lemos 
Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Estado RS.

Negociação Internacional de Commodities Agrícola (Grãos)
Convidado: Argemiro Brum 
Doutor em Economia Internacional, Professor da Unijuí e Analista de Mercado Agropecuário

Adequação dos novos negócios do agro diante dos marcos regulatórios 
Convidado:
Helder Rebouças 
Economista, doutor em Direito e Consultor Legislativo do Senado Federal

Espaço para Interação
17h00 – Encerramento


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895