Carlos Henrique Schmidt diz que a hotelaria aponta a promoção de congressos como fomento ao setor

Carlos Henrique Schmidt diz que a hotelaria aponta a promoção de congressos como fomento ao setor

publicidade


Com índices positivos de ocupação e média de diária - e que remontam uma crescente na economia em relação ao ano de 2017 -, a hotelaria de Porto Alegre aproveita para avaliar as ações de fomento à realização de eventos e agendas que movimentam a cidade. “O fluxo de visitantes e turistas é fundamental para a ascensão econômica dos nossos hotéis e é justamente por isso que devemos apontar as iniciativas que fazem esse papel, de captar essa importante movimentação”, destaca o presidente do SHPOA - Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt.



Dentre as diferentes possibilidades que fazem a economia girar, a promoção de congressos, convenções, feiras e outros eventos, comprovadamente eleva os índices do setor, conforme indicaram dados já registrados pelo Programa Realidade Hoteleira (PRH), ferramenta do Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região que atualiza o banco de dados da hotelaria através da informação voluntária de um grupo de hotéis associados.



Por isso, o Sindha, enquanto entidade mantenedora, atenta para o potencial a ser explorado doPorto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), fundação de direito privado que capta e apoia eventos, sobretudo congressos, com capacidade de atrair públicos acadêmicos e empresariais. “Somente em 2017, foram 46 eventos captados e apoiados pelo espaço, alguns com mais de 3 mil participantes”, comenta. O 33º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, de 5 a 9 de setembro de 2019, envolvendo 800 participantes; o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em outubro de 2020, com presença estimada de 7 mil pessoas; e o World Congress on Brain Behavior and Emotions, em abril de 2021, com 5 mil congressistas, ilustram as próximas agendas de captação de grandes eventos pela fundação.



“É uma realidade possível e que merece a devida atenção e incentivo do poder público e das iniciativas privadas. Precisamos explorar esse universo de congressos que podem ser efetivamente trazidos para Porto Alegre, com a certeza de que teremos estruturas como a Convention & Visitors Bureau para forte apoio na captação, além de uma rede hoteleira totalmente qualificada para receber esses visitantes”, finaliza Schmidt.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895