Charrua pretende superar R$ 2 bi em 2021 e amplia expansão

Charrua pretende superar R$ 2 bi em 2021 e amplia expansão

Ela está ainda sob o comando do fundador Elvidio Eckert, que completou 87 anos no final de julho

Correio do Povo

publicidade

Conglomerado de seis empresas (Transportadora Arco, TRR Charrua Diesel, TRR Arco Diesel, Loja Arco, Arco Gás e Distribuidora de Petróleo Charrua) dos ramos de energia, logística e distribuição de combustíveis com sede em Lajeado (RS), o Grupo Charrua, que em 2021 vai superar os R$ 2 bilhões de faturamento, vem intensificando a sua expansão. Ainda sob o comando do fundador Elvidio Eckert, que completou 87 anos no final de julho – descendente de imigrantes alemães que, em 1968, criou a primeira empresa do conglomerado, a Arco Gás, para revender gás liquefeito de petróleo (GLP) –, o Grupo cresceu 40% nos últimos 12 meses e, para os próximos três anos, prevê um crescimento médio anual de 25% na distribuição de combustíveis e de significativos 90% no setor de gás natural.

Elaborado e implementado com o assessoramento da Bateleur, o plano de expansão tem como foco o estado de Santa Catarina, e está sendo efetivado por meio do crescimento orgânico, de aquisições e de eventuais parcerias societárias que permitirão ampliar a rede de 255 postos bandeirados para além das atuais 184 cidades gaúchas e quatro catarinenses. “Com o apoio da Bateleur, construímos este plano e mapeamos os municípios de Santa Catarina que apresentam características economicamente semelhantes àqueles nos quais temos, hoje, as nossas bases de desenvolvimento”, explica o fundador e diretor-presidente do Grupo, Elvidio Eckert.

Principal empresa do conglomerado, a Distribuidora de Petróleo Charrua estabeleceu como foco, desde a sua fundação, em 1996, os municípios de pequeno e médio porte posicionados nas regiões em que o agronegócio é o motor da economia local. Foi com essa estratégia que a Charrua se tornou a maior distribuidora regional do RS em número de postos bandeirados. “Antecipei um movimento, depois perseguido por outros players, que foi o de entender o potencial de áreas populacionais menores, mas de grande poder aquisitivo, onde margens são preservadas por conta de um ambiente concorrencial menos hostil e, também, onde o fator qualidade do produto, dos serviços e do relacionamento traz fidelidade, e de longo prazo”, analisa Eckert.

Pilares da expansão

Para apoiar o plano de expansão, o Grupo reposicionou a marca, modernizou a identidade visual e iniciou o processo de remodelação do layout dos postos. Em julho, foram apresentados o novo slogan – “Combustível para sua vida” – e a nova identidade visual – mais contemporânea, ela mantém as cores amarelo, vermelho e verde, além do índio charrua sobre o cavalo, que dá nome ao conglomerado. Desde o início do mês, um dos primeiros postos do Grupo, no centro de Lajeado, já funciona com o novo layout.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895