Cuide bem do seu cliente, e ele cuidará bem de você
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Cuide bem do seu cliente, e ele cuidará bem de você

Matheus Borges, Executivo de Contas da Zendesk para a região Sul do Brasil, escreve sobre o tema

Por
Correio do Povo

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Os estados da região Sul do Brasil vêm apresentando crescimento constante em seus principais indicadores econômicos, se comparados com o restante do Brasil. A região Sul também lidera o mercado e-commerce no país, gerando, por exemplo, mais de R$ 5,4 bilhões em faturamento apenas no primeiro semestre de 2019, segundo a Ebit|Nielsen.

 

Mas como explicar esses resultados? Podemos, por exemplo, apontar que o Rio Grande do Sul possui a terceira maior renda nominal mensal per capita e a segunda menor taxa de desemprego no Brasil de acordo com dados do IBGE. E, se quiséssemos, poderíamos também trazer indicadores positivos dos demais estados.

 

Um destaque dentro desse contexto, que certamente explica o atual nível de maturidade econômica da região Sul, é a maneira como até empresas tradicionais, familiares e com anos de história, já abordam o tema “transformação digital” nas reuniões de altos executivos e tomadores de decisões. Um movimento claro para a evolução das marcas e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos - e aqui não estou falando apenas sobre tecnologia ou inovação, mas principalmente sobre cultura, sobre como olhar o mundo dos negócios e como entender definitivamente seus clientes.

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Um estudo da Zendesk revela que 8 em cada 10 brasileiros não pensariam duas vezes em mudar de marca caso recebessem um atendimento ruim. Desta forma, as boas experiências estão motivando cada vez mais as empresas a se reinventarem. E, diante da maturidade encontrada na região Sul, isso fica ainda mais evidente. 

 

A aliança inovação + tecnologia + processos é fator-chave para o sucesso de qualquer negócio. Isso fica claro quando falamos do relacionamento com clientes. Por exemplo, adotar diferentes canais digitais no atendimento traz velocidade, produtividade e um impacto positivo e expressivo na experiência do consumidor. Mas a base da estratégia deve ser, sempre, a criação de uma plataforma omnichannel, que combine diferentes formas de contato, e que seja segura, escalável e flexível.

 

Em um mercado em constante mudança, um único fator será sempre presente em todo e qualquer negócio - seu cliente. As empresas que entenderem como mantê-los leais, encantados e satisfeitos terá em suas mãos uma enorme vantagem competitiva. Aqui, sem dúvida, vale a velha máxima: “Cuide bem do seu cliente, e ele cuidará bem de você”.

 

Sobre a Zendesk

As melhores experiências do cliente são criadas com Zendesk. Oferecemos ferramentas poderosas e flexíveis de engajamento e atendimento ao cliente, que se adaptam às necessidades de qualquer modelo de negócio. A Zendesk atende empresas em diversos setores, com mais de 150.000 clientes, oferecendo serviços e suporte em mais de 30 idiomas. Com sede em San Francisco, a Zendesk opera em todo o mundo com 17 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e América do Sul. Saiba mais em www.zendesk.com.br.