Dicas de última hora para você fazer corretamente a sua declaração de Imposto de Renda

Dicas de última hora para você fazer corretamente a sua declaração de Imposto de Renda

Não esqueça de declarar recibos relacionados a gastos com saúde, educação e pensão alimentícia

Correio do Povo

publicidade

 

Faltam poucos dias para o fim do período de entrega da declaração de Imposto de Renda de 2020. Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o Ministério da Economia estendeu o prazo de entrega em 60 dias, prorrogando-a para até o dia 30 junho.

Pensando em ajudar os contribuintes na construção de suas declarações, o Gerente de Tributos da MAG Seguros, Reginaldo Silva, traz algumas dicas.

Se estiver realizando a declaração pela primeira vez, é necessário que o contribuinte separe seu CPF, título de eleitor, dados residenciais e profissionais. Em caso de dependentes, será preciso informar na declaração o número (do CPF) de todos eles.

Além dos documentos habituais, o contribuinte precisa ter todos os comprovantes de rendimentos de 2019, que costumam ser encaminhados pelas empresas. É importante que no informe de rendimentos conste o nome, e o CNPJ da fonte pagadora, assim como o valor pago, o IRRF e o INSS.

Reginaldo Silva reforça ainda a importância de apresentar os comprovantes de outros gastos, como: boletos, notas fiscais e recibos relacionados a gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, compra e venda de imóveis ou veículos e a declaração de empréstimos acima de cinco mil reais. "É de extrema importância que o contribuinte não descarte seus comprovantes, para que haja sempre a documentação comprobatória, para o caso de o leão solicitar o envio", comenta Silva.

A declaração pode ser feita tanto pelo computador, com o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2020), disponível no site da Receita Federal, quanto no celular ou tablet através do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível na Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS).

Ao realizar a primeira declaração, o contribuinte deverá clicar em "fazer uma nova declaração" e informar logo no início do processo todos os seus dados pessoais e profissionais.

Reginaldo reitera ao contribuinte a importância de completar a declaração com cuidado, para que não caia malha fina: "É necessário que o contribuinte esteja atento para não cometer nenhum erro no momento de preencher a declaração, revisando sempre todos os dados declarados. E, principalmente, não omitindo nenhum dado financeiro".

Dentre as principais mudanças na declaração deste ano, está a alteração no início do período de restituição, tendo o pagamento em cinco lotes, diferente dos sete do ano anterior. O primeiro pagamento aconteceu no dia 29 de maio e o segundo lote está previsto para o dia 30 de junho. O terceiro para o dia 31 de julho, o quarto para 31 de agosto e o quinto para o dia 30 de setembro deste ano.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895