Empresa de frutas e queijos da Randon em Vacaria completa 41 anos

Empresa de frutas e queijos da Randon em Vacaria completa 41 anos

Com sede em Vacaria - RS, empresa fundada em 1979 projeta crescimento de 15% da receita líquida para 2020, mesmo com cenário de pandemia

publicidade

 

A RAR, empresa fundada por Raul Anselmo Randon, celebra seus 41 anos com expectativa de crescimento de 15% da receita líquida em 2020 (em relação a 2019 e projeção ajustada após início da pandemia). Mesmo durante a pandemia da COVID-19, que tem gerado efeitos em escala global, a RAR segue investindo na expansão de seus negócios. Recentemente a empresa adquiriu maquinário agrícola de última geração, no valor de R$ 1,5 milhão. Além disso, o e-commerce da empresa, spacciorar.com.br registrou um aumento de 247% no volume de vendas no período entre março e abril – no auge das medidas de isolamento social para contenção do vírus. Nos últimos 12 anos o crescimento da receita líquida anual da empresa foi de 8,7% ao ano na Rasip, 18,3% ao ano na RAR e de 11,4% ao ano no consolidado. Estamos otimistas para este ano, mesmo com o cenário adverso. A colheita da maçã neste ano teve bons resultados e vamos conseguir manter a meta de exportação que tínhamos previsto, além de seguir trabalhando no aumento da área de pomares cobertos, o que nos trará benefícios em longo prazo. Decidimos manter no planejamento a ampliação do portfolio, com itens de marca própria, pois entendemos que o mercado tem demandado muito do setor alimentício e há espaço para a inclusão de novos produtos premium”, conta o diretor superintendente da RAR, Sérgio Martins Barbosa. Ele adianta ainda que a empresa irá investir no aumento da capacidade de produção dos queijos tipo Grana e Parmesão.

 

Também neste ano, a RAR expandiu sua parceria com a empresa italiana Zanetti que resultou no incremento do portfólio da RAR importados, com o lançamento de dois novos queijos do tipo provolone: o Provolone Mandarino e Gigantino, ambos provenientes da Itália e que devem chegar aos consumidores brasileiros nos próximos meses.

Sergio afirma que a preservação dos valores familiares na rotina da empresa tem contribuído para manter o foco no crescimento durante a crise. “Estamos passando por um momento atípico e percebo que os ensinamentos deixados pelo fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, continuam extremamente pertinentes para que nos mantenhamos alinhados e firmes”, ressalta o diretor.

 

A HISTÓRIA DA RAR

Fundada por Raul Anselmo Randon, a RAR teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio. A empresa, com sede em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, teve início com a diversificação das atividades das Empresas Randon e chega aos 41 anos comemorando resultados positivos nos diferentes segmentos em que atua. Atualmente a RAR atua com as marcas Gran Formaggio, RAR Gourmet, Campos de Vacaria, RAR Importados, RAR Vinhos, RAR Agrícola e Rasip. Em 2018 a empresa lançou seu braço de franquias, a Spaccio RAR, com projeção de 60 unidades em todo o Brasil em cinco anos.

O diretor-superintendente da empresa, conta que a RAR surgiu do envolvimento de seu Raul com o campo, que era algo muito forte, já que na infância ele ajudava os avós a cultivar a terra. Em 1976 teve início o plantio das primeiras mudas de macieiras. Três anos depois foi fundada a RASIP, sendo hoje a terceira maior produtora e comercializadora de maçã do país. A produção iniciada em pouco mais de 200 hectares alcançou uma área de 1.100 hectares em produção ao longo de quatro décadas”, relembra Sergio. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895