Entenda porque os sistemas da sua empresa podem representar um risco ao negócio

Entenda porque os sistemas da sua empresa podem representar um risco ao negócio

As empresas de pequeno e médio portes (SMB) se enquadram com mais preocupação neste grupo de risco

Correio do Povo

publicidade

Cleyton Leal, líder da prática de Modernização de Aplicativos da Software ONE

Você já se perguntou por que as iniciativas de tecnologia não avançam tão rápido quanto as necessidades de negócios exigem? Uma simples estatística pode justificar: em 2020, o mercado de aplicativos deve ter um legado estimado entre U$7 a U$10 bilhões, enquanto a modernização continuará crescendo em ritmo alucinante para U$20 bilhões em 2023. Só em .Net e Java, devem ser modernizados perto de 9,3 milhões de aplicativos. Muita diferença, não é mesmo?

As empresas de pequeno e médio portes (SMB) se enquadram com mais preocupação neste grupo de risco e precisam ficar de olho em quatro gargalos críticos para continuarem competitivas: infraestrutura, aplicativos, dados e vendas.

O obstáculo para um negócio permanecer up&running ocorre quando a modernização de aplicativos perde sua capacidade de garantir a entrega contínua de experiências positivas ao usuário final, independentemente de como a tecnologia muda com o tempo. No sentido inverso, quando isso é bem feito, este investimento ajuda a mitigar o risco de perda de suporte de ambientes legados; ocorre a mudança com rápida implementação; os custos operacionais são reduzidos e os sistemas podem ser desenvolvidos de maneira adequada.

Aplicativos 

Em se tratando de sistemas legados, considerando a rápida evolução e necessidade de atualização, existem três principais situações de atenção: aqueles que precisam de transformação, de segurança e aqueles que simplesmente não mudam.

Diferentes aplicativos requerem diferentes estratégias, por isso é importantíssimo avaliar dois aspectos fundamentais, qual o valor do aplicativo para o negócio e qual a condição técnica.

Quando pensamos em “otimização de aplicativos”, podemos esperar a criação de uma estratégia e roteiro para melhorar o portfólio e reduzir sobreposições de funcionalidades, limitações técnicas e custos de manutenção, aplicação Re-Platform. Outra vantagem é que já começa a ser possível a implementação de práticas ágeis de desenvolvimento, como CI+CD e DevOps, ou sua evolução DevSecOps.

Já quando falamos de “modernização de aplicativos”, nos referimos a ajudar as empresas a obterem o máximo valor de seu legado ao longo do tempo, além de ajudar a reduzir certos custos e riscos. Significa reter grande parte do investimento, Transform application. Aqui se observa vantagens ainda maiores, pois além de garantir as melhores práticas ágeis, é possível automatizar testes de QA e segurança, é possível trazer mais velocidade de deploy, mais elasticidade, escalabilidade, velocidade e resiliência. Tudo isso com uma redução de custo considerável que viabiliza ainda mais a evolução das aplicações que mais agregam valor para as empresas.

Manter os aplicativos modernos, permitirá à empresa habilitar novos recursos digitais de forma rápida e econômica, mantendo a integração com outras plataformas, reduzindo custos operacionais funcionais para permitir novas iniciativas de negócios.

Vivemos o momento em que o comportamento do consumidor norteia os investimentos em tecnologia. Isso passa por habilitar canais digitais disponíveis, de forma mais rápida e segura para atender a uma nova demanda crescente. Por exemplo, algumas empresas definiram migrar suas estratégias de vendas físicas para o digital, exigindo do departamento de TI soluções de integração com os sistemas de informações corporativos, sem frustrar a experiência do cliente. Isso nem sempre é possível de ser atendido.

Por outro lado, encontramos organizações que, embora tenham canais digitais habilitados,não estão preparadas para suportar os aumentos da nova realidade digital, levando-os a perder vendas e em alguns casos clientes. Com a modernização do App é possível identificar características técnicas da aplicação e modernizar ou modificar capacidades técnicas que possibilitam elasticidade, integração e crescimento com baixos custos de consumo.

Tecnologia

Fazer mudanças tecnológicas de forma rápida e constante é a nova realidade no mundo digital, no entanto, aplicativos e tecnologia não estão preparados para suportar este tipo de comportamento, pois torna-se muito complexo entregar a capacidade de resposta para a empresa no prazo esperado. Ou seja, fazer uma mudança tecnológica requer muito esforço, altos custos e muito tempo para realizá-la.

Otimizar e modernizar aplicativos pode ser uma estratégia rápida e eficaz para reduzir os custos operacionais em serviços de TI, uma vez que é possível diminuir o consumo em infraestrutura e capacidades computacionais.

A implementação de práticas DevOps, práticas ágeis, arquiteturas de aplicativos mesh, sistemas altamente integrados, entre outros, requer que os aplicativos tenham arquiteturas modernas e/ou adaptadas para suportar o uso dessas práticas.

Modernização

Qual seria um bom momento para uma empresa pensar na modernização do seu legado de sistemas? Seja com a execução em máquinas virtuais no local ou na nuvem estes são alguns importantes questionamentos a fazer para um negócio não perder a competitividade:

Estou tendo problemas com o desempenho de aplicativos ou integrações? Procuro otimização de custos de TI? Uso Cloud Computing como estratégia de negócios importante? Desejo adicionar ou explorar tecnologias novas ou emergentes? Penso na transformação do negócio ou em um novo modelo de negócio digital? 

Pense nisso, pois o seu negócio pode estar em risco neste exato momento!

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895