EUA abre nova cota para brasileiros solicitarem o visto de residência permanente (EB-2)

EUA abre nova cota para brasileiros solicitarem o visto de residência permanente (EB-2)

Qualquer pessoa, do mundo inteiro, pode requerer o visto a qualquer momento

Correio do Povo

publicidade

EUA abre nova cota para brasileiros solicitarem o visto de residência permanente (EB-2)

 

Entre julho e setembro deste ano, o processo para as pessoas solicitarem o visto americano de residência permanente (EB-2) aguardando o desfecho do caso nos Estados Unidos estava suspenso, uma vez que a cota de 40 mil vistos anuais havia sido atingida. No entanto, desde o mês de outubro essa cota voltou a abrir, ou seja: brasileiros que já estão nos Estados Unidos podem aproveitar a oportunidade para solicitar o Green Card. De acordo com o advogado Vinícius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria Legal – empresa especializada em migração e internacionalização de negócios  - qualquer pessoa, do mundo inteiro, pode requerer o visto a qualquer momento. No entanto, existem duas formas do processo caminhar: de modo consular, onde o cidadão aguarda a solução do caso ainda no seu país de origem, ou por ajustes de status, quando o pedido é feito por alguém que já esteja nos EUA e deseja trocar o visto de turista para o de imigrante.

 

“Mensalmente a imigração americana informa a disponibilidade das pessoas solicitarem o ajuste de status no país. Devido à grande demanda, a cota estava fechada desde julho de 2019 e voltou a abrir em outubro. Vale explicar que os pedidos nunca deixaram de ser feitos, mas a parte final do processo estava suspensa. A mudança de status não serve só para quem mora nos Estados Unidos, mas também para qualquer pessoa que esteja no país há mais de 90 dias”, explica. “Como o Visa Bulletin é uma publicação mensal, o cenário pode sofrer alterações sem avisos prévios, por isso é importante que os brasileiros fiquem atentos, já que a procura pela mudança de status é sempre bem alta!”.

 

Também chamado de “visto para trabalhadores com habilidades excepcionais”, o EB-2 é voltado para profissionais qualificados e reconhecidos nas suas áreas de atuação e garante automaticamente ao beneficiário, ao cônjuge e aos dependentes o cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos (Green Card). “ O EB-2 é parte de um projeto dos Estados Unidos para atrair grandes mentes e representa uma certa mudança no perfil dos imigrantes. Durante muito tempo, quem se mudava para o país era aquela pessoa que queria crescer na vida. Agora, é o profissional de alto nível, já consolidado no Brasil e que quer expandir a carreira nos EUA”, finaliza Bicalho.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895