Factory Beer reposiciona marca e apresenta-se como a cerveja artesanal descomplicada

Factory Beer reposiciona marca e apresenta-se como a cerveja artesanal descomplicada

Ideia é levar às pessoas facilidade e leveza na relação com as cervejas artesanais. Trabalho de branding e nova identidade visual da marca foi desenvolvido pela empresa de estratégia Felipe Schmitt-Fleischer em parceria com o Estúdio Gilnei Silva

Correio do Povo

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Uma das cervejarias artesanais pioneiras no Rio Grande do Sul e a segunda mais antiga do Estado, desde 1998 produzindo seguindo a lei da pureza alemã na região que é berço dessa imigração, apresenta-se ao mercado inteiramente repaginada. A Factory Beer passou por uma imersão de branding que resultou no reposicionamento e nova identidade visual da marca. Durante mais de duas décadas, a marca foi consumida de forma exclusiva e selecionada, em bares e no sistema delivery para eventos particulares, tornando-se uma marca consolidada no segmento cervejeiro gaúcho. Todo esse know-how foi revitalizado na nova marca, em um trabalho assinado por Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas e o Estúdio Gilnei Silva.

A Factory Beer buscou a leveza do branding para descomplicar o segmento – em um tempo em que escolher e beber cerveja está ficando uma tarefa rebuscada e chata. Ao buscar o propósito da marca, o estrategista Felipe Schmitt-Fleischer identificou que beber boa cerveja não precisava ser uma jornada hermética e desconfortável. Dessa forma, a cervejaria passa a adotar a manchete “Aprecie com descomplicação”, devolvendo ao consumidor a facilidade e a leveza na apreciação de cervejas artesanais.

“Tanto o arquétipo do prestativo, que estende a mão e se propõe a facilitar as coisas, quanto a identidade conceitual, que tem como pilares centrais a descomplicação, a leveza e a acessibilidade, trouxeram esse lado amistoso, aberto a ajudar os consumidores. Daí nasceu um posicionamento de marca claro e forte”, afirma Felipe Schmitt-Fleischer.
 
A estratégia criativa traz a simbologia da cevada, do lúpulo e da lua, referências visuais que evocam o universo de consumo da cerveja e a história da bebida. “A cor escolhida é o dourado, símbolo da felicidade, sentimento que mais aparece nas situações de encontros descontraídos entre amigos. Para completar, a fonte do lettering tem características contemporâneas, levemente ousada, simpática e amigável. A soma dessas ideias gerou uma marca capaz de carregar toda a força do branding”, destaca o designer Gilnei Silva. 

A expectativa é que a nova marca se torne uma grande aliada nos projetos de crescimento da Factory Beer no mercado de cervejas artesanais. “Vimos a necessidade de mostrar o novo momento da Factory para o nosso público. Enquanto todos trabalham para gourmetizar as cervejas artesanais, nós queremos descomplicar e oferecer uma cerveja amigável e parceira”, ressalta Maiquel Daitx, diretor comercial da Factory Beer. Ele acrescenta que a nova marca já pode ser vista na recém-lançada linha em lata, que inclui os estilos Export, Pilsen e American Ipa. Os novos produtos na versão em lata são a aposta da cervejaria para entrar no mercado do varejo e, juntamente com o e-commerce, lançado em março, devem dar asas à meta de ampliar o faturamento em aproximadamente 60% em 2020 e avançar no mercado cervejeiro do Rio Grande do Sul, em outros estados e inclusive fora do Brasil.


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