Games se tornam aliados na transição entre as formas de trabalho híbrida e presencial

Games se tornam aliados na transição entre as formas de trabalho híbrida e presencial

Jogo voltado à prática do feedback se torna case premiado em duas categorias no TOP Ser Humano da ABRH-RS

Correio do Povo

publicidade

Jogo voltado à prática do feedback se torna case premiado em duas categorias no TOP Ser Humano da ABRH-RS e demonstra sua eficiência no uso de uma ferramenta fundamental para gestão de pessoas nas organizações, especialmente, em períodos de transição, como o qual estamos passando. Não se pode dizer que a gameficação nos ambientes corporativos é uma tendência. O uso de games definitivamente se comprovou como um novo formato de aprendizagem organizacional, através de um contexto interativo e divertido, onde os participantes conhecem conceitos, conteúdos e praticam exercícios.

“Com a retomada do trabalho físico, a maior aproximação das pessoas, a necessidade de haver uma avaliação da temporada online de trabalho, o feedback é uma ferramenta fundamental para as organizações”, constata a especialista Crismeri Delfino. E o game de aprendizado se encaixa neste contexto, ainda mais porque tem uma proposta colaborativa. Sua proposição perpassa conteúdos de feedback – como dar e receber -, exercita o conceito, e está ancorado no próprio processo – apresentar, escutar e acordar.

O desenvolvimento e o uso de games está entre as soluções oferecidas pela Possibilità, empresa especializada em projetos de desenvolvimento do ser humano, fundada em 1995, em Porto Alegre, por Crismeri Delfino. A Possibilità é focada na criação de projetos personalizados e inovadores para pessoas e empresas com a finalidade de promover mudanças geradoras de resultados. E os games passaram a ser mais uma alternativa de inovação oferecidas aos clientes.

O Game de Aprendizado "Espiral do Feedback", desenvolvido pela Possibilità, é um game colaborativo, que trabalha conteúdo e prática de exercícios ao longo do seu percurso. É recomendado para grupos que se conhecem (trabalho, sala de aula, amigos, família), com um número entre quatro e seis participantes. A duração é de 1h30min. Conceitos sobre o tema Feedback, assertividade na comunicação, escuta ativa, o impacto que o feedback pode causar, importância do acordo quando oferecido e recebido o feedback e demais habilidades para se oferecer e receber feedback, são alguns dos conteúdos trabalhados.

O case no Grupo Sabemi

O Grupo Sabemi tem quase 50 anos de mercado e destacada atuação nas atividades de seguros, serviços financeiros e previdência, a Sabemi está presente em mais de 20 estados brasileiros e DF. E, em 2020, com a pandemia e seu isolamento social, utilizou game desenvolvido pela Possibilità - adaptado para o online - e promovido em 81% dos times administrativos e nos times de lojas com 77% de aderência, por meio de encontros virtuais. A opção pelo game colaborou para a melhoria do indicador de promoção formal de feedback na Sabemi, que passou de 69% em 2018, para 74% em 2019 e em 2020 foi de 95%.

A iniciativa rendeu ao Grupo Sabemi alguns reconhecimentos, como o Mérito Top Ser Humano 2021 e o Top Ser Humano na Categoria Organizações. O Top Ser Humano é uma das premiações mais cobiçadas do país na área de Gestão de Pessoas. É o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. É uma premiação realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) desde 1993.

Sobre a Possibilità

Empresa especializada em projetos de desenvolvimento do ser humano, fundada em 1995, por Crismeri Delfino, com sede em Porto Alegre. A Possibilità desenvolve projetos personalizados e inovadores para pessoas e empresas que promovam mudanças geradoras de resultados. Atua por meio de soluções tais como: coaching; desenvolvimento de competências individuais, de equipes e gestores; desenvolvimento de Panorama de Gestão 360º; desenvolvimento de conteúdos para soluções EAD; games de aprendizado; seminário In Company e sucessão familiar. E, por meio de parcerias, como com a Méttodo Reflexão Estratégica e a UTZ Soluções para Empresas Familiares (Vitória - Espírito Santo), e como embaixadora da HSM Educação Executiva, como representante do Rio Grande do Sul.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895