Holandeses abrem janela de oportunidades na área de saúde

Holandeses abrem janela de oportunidades na área de saúde

Pesquisadores visitaram três hospitais, em Porto Alegre, para trocar informações sobre inovação

publicidade

 

A Holanda e a região sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, são semelhantes quanto ao aumento do envelhecimento da população e na percepção da importância de um sistema de saúde preparado para atender esse público. Esta foi a principal constatação da visita que três cientistas holandeses vão levar para seu País, após se reunirem com os hospitais Moinhos de Vento, PUC e Clínicas, em Porto Alegre.

A visita da comitiva holandesa na capital gaúcha aconteceu logo após terem visitado hospitais em São Paulo (Fapesp, Conahp, Albert Einstein Hospital, Hospital de Clínicas, Grupo Fleury). Daqui embarcaram para o Rio de Janeiro (Fundação Oswaldo Cruz). Eles vieram conhecer os sistemas de Big Data e Data Science aplicado à saúde para agregar valor à cooperação à pesquisa com o objetivo de apoiar decisões médicas. Eles trocaram informações sobre suas pesquisas com uma breve apresentação sobre as características de cada instituição.

Pesquisadores das Universidades de Leiden, Fons J. Verbeek, o especialista em Tecnologia e Inovação Robert Thijssen, o professor associado da University Medical Center Groningen e coordenador do laboratório de Machine Learning no Data Science Center in Health (DASH) Peter Van Ooiijen, conversaram com médicos e especialistas em TI nos três hospitais visitados em Porto Alegre. O coordenador institucional de pesquisa do HMV, Paulo Pitrez, garantiu que há grandes oportunidades de colaboração entre o Moinhos de Vento e a Holanda. “É uma janela de oportunidades que se abre na área de Inteligência artificial, com dados de vida real e na área de imagens”, ressaltou.

         No encontro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) conheceram a estrutura de dados e as práticas e sistemas utilizados para organizar as informações do HCPA que conta com um banco de dados de 2 milhões de prontuários de pacientes cadastrados. O grupo foi recebidos pela diretora do FAMED UFRGS, Lucia Kliemann, Tiago Vaz, Roberto Malvezzi e José Miguel Dora.

         No Tecnopuc, os holandeses conheceram o HealthPlus Innovation Center onde também debateram sobre a utilização de dados na área da saúde. Os visitantes participaram de uma mesa-redonda com o superintendente do Hospital São Lucas da PUC, Lauri Heck e outros professores e pesquisadores. As três visitas serão complementadas por relatórios que definirão as áreas de colaboração entre as instituições. Esses dados serão adicionados às informações da visita ao Brasil.

Os encontros na capital gaúcha oportunizam, num futuro imediato, abertura de possibilidades de negócios, um dos principais objetivos do NBSO Porto Alegre, consolidando a imagem cidade como importante HUB de Saúde na América do Sul. A comitiva da Holanda no Brasil foi acompanhada por Petra Smits e Rick Breugelmans da Netherlands Innovation Network do Consulado Geral de São Paulo – e em Porto Alegre, por Richard Posma e Lucila Almeida, do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO) de Porto Alegre.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895