Imobiliária Urban Company cresce 70% em 2021

Imobiliária Urban Company cresce 70% em 2021

A empresa dobrou o número de corretores autônomos, que passaram de 50 para 100 em 2022

Correio do Povo

Babiton Espíndola, ex-garçom que ingressou no mercado imobiliário há oito anos, criou a Urban Company com corretores que faziam parte da sua equipe em uma antiga empresa

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Criada em 2019, em uma salinha de 20m², a Urban Company teve um crescimento exponencial no último ano, ancorada no investimento em marketing digital e no desenvolvimento dos seus colaboradores. A imobiliária teve um aumento de 70% em 2021, e dobrou o seu número de corretores autônomos - que passaram de 50 para 100 em 2022. O negócio foi fundado por Babiton Espíndola - ex-garçom que ingressou no mercado imobiliário há oito anos - junto com corretores que faziam parte da sua equipe em uma antiga empresa. Atualmente, a marca conta com duas sedes próprias em Porto Alegre.

A decisão de abrir a própria imobiliária foi por terem uma visão diferente dos líderes da empresa que trabalhavam naquela época. Em seu negócio, poderiam implementar novos processos e sistemas que tinham em mente, trazendo resultados ainda mais eficientes. "O começo não foi nada fácil, pois não tínhamos muitos recursos para fazer as coisas como gostaríamos. Fomos subindo degrau por degrau, buscando uma coisa de cada vez. Nos destacamos com um perfil inovador, que analisa resultados de médio a longo prazo, sempre buscando estar à frente do mercado e proporcionar melhores negócios aos nossos clientes", explica Babiton.

Com mais de 2.000 de imóveis de terceiros anunciados em seu site e cerca de 3.000 oferecidos por construtoras, a Urban atua no mercado de médio e alto padrão em Porto Alegre, com foco em investidores que buscam oportunidades de negócio ou de rentabilizar o seu dinheiro com imóveis. Também atende aqueles que procuram a sua moradia ou quem queira colocar seu imóvel à venda. Além do Rio Grande do Sul, conta com uma cartela de clientes fora do estado e no exterior, que conhecem o potencial da capital gaúcha.

A chegada da pandemia em 2020 trouxe uma retração grande no primeiro momento, mas, em pouco tempo, trouxe um crescimento exponencial para a empresa. "Aliada com a aceleração do marketing digital no mercado imobiliário, tivemos um volume muito grande de negócios no período. Conseguimos adotar ferramentas que gerenciam a automação de leads com muita velocidade e saímos na frente da concorrência. O mercado foi bem aquecido entre 2020 e 2021, devido às baixas taxas de juros e uma demanda para imóveis melhores e maiores", revela o gestor.

Entre os diferenciais da Urban está a união de profissionais capacitados no setor de marketing, trazendo uma expertise em design, tráfego e social mídia para direcionar os anúncios de maneira mais assertiva e personalizada ao mercado, assim gerando um volume expressivo de leads qualificados. Além das campanhas próprias, que anunciam os empreendimentos foco, a equipe produz campanhas individuais para os corretores da empresa.

A Urban também trabalha com ações voltadas para o público interno. Entre elas, o Plano de Carreira para os colaboradores, que podem iniciar como um estagiário até chegar a ser dono de uma franquia financiada pela própria empresa. Uma das ferramentas de desenvolvimento é o CAP (Corretor de Alta Performance), programa intensivo de desenvolvimento de profissionais, que forma novos profissionais desde o início e recicla aqueles que já estão no mercado e desejam ter mais qualificação e resultados. Já o Plano de Desenvolvimento de Líderes é um programa de coaching onde os gestores participam de encontros para desenvolvimento da inteligência emocional e sistema de gestão.

Entre os projetos da marca está a Universidade Urban, pensada para a capacitação dos colaboradores, que resolverá uma das principais falhas da profissão. Através de um método próprio, já aplicado em mais de 100 corretores, o curso é oferecido a todos os profissionais da empresa através de uma plataforma digital.

"Estamos desenvolvendo essa universidade do mercado imobiliário para transformar profissionais comuns tanto em corretores de alta performance como gestores de suas próprias imobiliárias. Identificamos uma deficiência na formação de nossos corretores ao fazer o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias), apenas para conseguir a carteira do CRECI. Oferecemos tanto a metodologia de trabalho do dia a dia do corretor de imóveis, como fundamentação teórica com ferramentas didáticas de aprendizado", conta Babiton.

A expectativa é atingir um crescimento de 500%, tanto em volume de vendas (VGV) quanto em volume de colaboradores. Também projeta estar nas primeiras posições em número de imóveis agenciados nos próximos 12 meses. Para isso, uma das apostas da empresa será a expansão através de franquias, com modelo testado em duas sedes próprias para validar o projeto. O método prevê um crescimento acelerado de sua matriz e da implantação de novas sedes espalhadas em Porto Alegre e, futuramente, no interior do estado do Rio Grande do Sul.


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