Inscrições abertas para programa que capacita e insere talentos em empregos na nova economia

Inscrições abertas para programa que capacita e insere talentos em empregos na nova economia

Promovido pelo Instituto Caldeira, projeto oferece bolsa de R$ 3 mil para os 200 selecionados para a etapa presencial

Correio do Povo

Iniciativa visa proporcionar acesso à educação de qualidade e contribuir para a formação de profissionais

publicidade

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da nova turma do Geração Caldeira, programa que seleciona e forma talentos para a nova economia. Realizado pelo Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), o programa é destinado a jovens de todo o Brasil, que tenham entre 16 e 24 anos de idade, e que estejam cursando ou tenham cursado o ensino médio na rede pública (ou particular com bolsa acima de 50%). O Geração Caldeira é gratuito, e mira atingir 10 mil inscritos nesta edição. Os 200 alunos selecionados ao fim do processo seletivo recebem bolsa de R$ 3 mil durante a etapa presencial, para cobrir despesas de locomoção e alimentação. As inscrições vão até 1º de maio no site oficial.

As trilhas educacionais oferecidas neste ciclo são Marketing e Design, Programação Python, Programação Java, e Gestão e Vendas. O Geração Caldeira inclui certificações de grandes empresas de tecnologia (Oracle, AWS, Microsoft, Google, Salesforce e Nvidia), acesso à Comunidade Caldeira - com mais de 470 empresas -, rede de desenvolvimento coletivo e apoio individual, e preparação comportamental para o mercado de trabalho.

"Além do conteúdo do programa em si, os participantes têm acesso aos eventos, empresas e espaços físicos do Caldeira, o que possibilita uma imersão profunda em um ecossistema voltado à inovação e à nova economia", destaca Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. "Ao final do programa, encaminhamos os jovens formados para processos seletivos com empresas que são nossas parceiras de empregabilidade, garantindo aos alunos acesso a vagas exclusivas de trabalho e matching com oportunidades relevantes no mercado."

Os jovens que tiverem a inscrição aprovada receberão um email até o dia 7 de maio com o link para a live de boas-vindas, que acontecerá no dia 8 do mesmo mês. Na fase inicial do processo seletivo, os inscritos terão acesso à plataforma do curso até 16 de maio, e deverão concluir as trilhas de aprendizado online até 1º de julho. Os alunos que concluírem a etapa online farão uma prova técnica, também online; e aqueles que obtiverem uma boa média na prova e um bom desempenho geral estarão aptos a participar do Bootcamp GC, etapa híbrida composta por desafios e capacitações.

A partir do Bootcamp, 400 alunos serão selecionados para uma entrevista individual presencial no Instituto Caldeira. De agosto a dezembro, os 200 jovens finalistas entram para o Geração Caldeira, participando da etapa presencial realizada no hub. Por fim, os alunos formados serão encaminhados para processos seletivos com empresas parceiras de empregabilidade. Jovens que não tiverem condições de participar da etapa presencial ainda podem participar da etapa online e receber a certificação da trilha escolhida.

Para marcar o lançamento da nova turma, será realizado um evento oficial no dia 25 de abril, no novo espaço em expansão do Instituto Caldeira. O evento contará com um recital do pianista Alvaro Siviero.

Sobre o programa
Da primeira turma do Geração Caldeira, que teve 50 estudantes, quase a totalidade conquistou emprego com parceiros do hub: o índice de empregabilidade foi de 92%, e a contratação ocorreu em até quatro meses após o término do programa. A formatura da segunda turma aconteceu no último mês de dezembro, e, um mês e meio depois, 50 dos alunos já estavam atuando em empresas como Sebrae, Banrisul, SLC, Agibank, Sicredi e DLL. A previsão é que, até a metade de 2024, pelo menos 80% dos participantes já estejam empregados.

Entre ações recorrentes que fazem parte das rotinas do Geração Caldeira estão o Dia D Caldeira (encontros presenciais no hub que acontecem, em média, um sábado por mês), o GC Talks (webinars com convidados de destaque em suas áreas), a Parada Tech (uma reunião semanal online da comunidade de alunos, para estudar no formato "sozinho-juntos"), e o GC Labs (a possibilidade de estudar presencialmente no Instituto Caldeira durante a semana, aproveitando as palestras que o hub oferece).

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O Geração Caldeira tem como mantenedores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Oracle, Randoncorp e do Sebrae.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895