Instituto oferece capacitação para ajudar na conquista do primeiro emprego no RS

Instituto oferece capacitação para ajudar na conquista do primeiro emprego no RS

Prazo para inscrição encerra em 4 de setembro para 2 mil vagas

Correio do Povo

publicidade

O Instituto PROA promove uma capacitação gratuita para auxiliar jovens a obter o primeiro emprego. A iniciativa é voltada para quem tem de 17 a 22 anos, que já tenha concluído ou esteja cursando o terceiro ano do ensino fundamental em escolas públicas. Uma turma, com 2 mil vagas, tem prazo de inscrição até 4 de setembro no link. As aulas iniciam no dia 11 de setembro. Ao final, os participantes serão encaminhados a postos de trabalho.

A iniciativa chegou ao Rio Grande do Sul em 2021 e já beneficiou 2.258 pessoas, que passaram pelo curso on-line e gratuito do PROA. Em 2021, Mairus Pereira, 20 anos,  cursou o PROA. Ele estava terminando um curso técnico em desenvolvimento de sistemas. Há 10 meses, garantiu seu primeiro emprego, uma vaga na área de suporte técnico. “Antes eu era acostumado a fazer tudo sozinho. Com o PROA, aprendi a trabalhar em equipe a partir das dinâmicas realizadas”, conta. Com o salário que recebe, ele já consegue pagar a faculdade na área de Engenharia de Controle e Automação.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com o empenho dos jovens gaúchos. Eles abraçaram as oportunidades de formação e agora estão vencendo as estatísticas e conseguindo o primeiro emprego em empresas que também são parcerias nessa jornada”, destacou a CEO do Instituto PROA, Alini Dal’Magro.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A iniciativa é apoiada por empresas privadas.

Durante a capacitação de 100 horas por três meses, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após a primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística, Análise de Dados, Promoção de Marcas, UX Design e Varejo. Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira.

Vagas para empregadores

Além das empresas que já apoiam o projeto com a oferta de vagas, empresas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 98741-1790.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895