Lançamento de série original sobre o futuro da arte no aniversário de 15 anos de centro cultural
capa

Lançamento de série original sobre o futuro da arte no aniversário de 15 anos de centro cultural

O instituto criou uma agenda online, inédita e gratuita com conteúdos de cultura, educação e inovação social

Por
Correio do Povo

publicidade

 

 

 

O Oi Futuro reuniu artistas como os músicos Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, a atriz Fernanda Montenegro, o cineasta britânico Peter Greenaway, a diretora teatral Bia Lessa, entre outros, numa série original para celebrar os 15 anos de existência de seu Centro Cultural neste dia 11 de maio. Com o cenário da pandemia da COVID-19 e o isolamento social preventivo, as portas do espaço estão temporariamente fechadas e a celebração será no ambiente digital, com o lançamento da série original “Oi Futuro Agora”, produzida e dirigida por Batman Zavareze, artista visual que concebeu diversos projetos inovadores em parceria com o instituto desde a abertura do espaço.

 

A série de minidocumentários tem 16 episódios, cada um deles centrado em um grande nome das artes que faz parte da história do Oi Futuro. Ao longo da temporada de 3 meses, os criadores apresentam suas reflexões sobre o lugar da arte e da tecnologia no contexto atual e lançam ideias para a construção de futuros possíveis. A série será exibida no canal do Oi Futuro no Youtube (https://www.youtube.com/user/InstitutoOiFuturo), com um novo episódio lançado a cada semana.

 

Os episódios são pílulas de cerca de três minutos que costuram imagens dos arquivos do Oi Futuro – registros de performances e exposições passadas – com entrevistas inéditas e recentes, produzidas por meio remoto especialmente para a ocasião. O primeiro episódio traz Arnaldo Antunes, que se apresentou em 2009 no palco do Oi Futuro, na abertura do festival Multiplicidade naquele ano. No minidoc, ele relembra o show e fala sobre o desafio de transformar a tecnologia em linguagem artística e seu poder sedutor. “

 

O instituto criou uma agenda online, inédita e gratuita com conteúdos de cultura, educação e inovação social, incluindo teatro online, pocket shows, webinars, mentorias, cursos  e materiais de apoio a educadores e escolas.