Lideranças têm novo perfil mais flexível

Lideranças têm novo perfil mais flexível

Profissionais que buscam posições de gestão precisam desenvolver competências

Correio do Povo

Autoconhecimento é fundamental para entender atuação e lugar na estrutura

publicidade

Profissionais que buscam posições de liderança precisam estar atentos às competências a serem desenvolvidas para conquistar o engajamento dos demais trabalhadores. A professora de Gestão de Recursos Humanos da Fadergs Janine Rocha observa que é necessário autoconhecimento, inteligência emocional e autocontrole para trilhar o caminho até alcançar cargos de gestão, além de estudo permanente e aprendizado a partir das experiências.

As mudanças e adaptações dos últimos anos estabeleceram diferenças nas relações de trabalho, deixando para trás as classificações binárias de liderança, como autoritárias ou liberais, que deram lugar a um novo perfil mais flexível. “O mundo está muito dinâmico, as relações estão muito dinâmicas e a forma de liderar também”, observa Janine. Ela destaca que o líder atual deve ser muito adaptável, porque as transformações estão aceleradas.

“A adaptabilidade é um soft skill importante e isso vai ser incorporado na forma de liderar”, disse. Além disso, para liderar é preciso entender a diversidade da equipe. O novo líder também tem que estar aberto e acessível. “As pessoas querem uma comunicação clara, assertiva, que, por isso, deve ser direta”, explicou.

De acordo com a professora, é interessante que o time desenvolva a capacidade de receber feedbacks sem pessoalizar, entendendo que o comentário é para a tarefa, não para a pessoa. “A clareza é fundamental, principalmente quando o indivíduo trabalha à distância. E a liderança precisa ser pautada pela ética e por valores, porque as pessoas estão mais críticas sobre o seu papel”, pontua.

Autoconhecimento

Assumir postos de liderança requer um profundo conhecimento de si e um alinhamento dos seus valores com os da empresa para acreditar nos processos em que se está inserido e ter o olhar na busca de resultados. “O líder atual é uma pessoa objetiva, com uma postura transparente e ética e que envolve a equipe nos processos”, salienta Janine.

A professora recomenda que se alguém almeja um cargo de liderança, é fundamental o autoconhecimento, entender como é a sua atuação, como se coloca, qual o seu lugar na estrutura. “Não serei um bom líder se eu não me conhecer”, frisa.

Janine considera que o diferencial de uma liderança de sucesso é a adaptabilidade. “Líder de sucesso tem que entender que não é dono da verdade, precisa se adaptar, precisa escutar a equipe e a alta gerência”, orienta.

Um líder feliz e bem-sucedido transmitirá essa postura aos colaboradores e conseguirá melhorar a produtividade do grupo, como mostrou uma pesquisa do Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia. De acordo com o levantamento, pessoas felizes são 31% mais produtivas e têm um desempenho 27% maior do que profissionais insatisfeitos. Além disso, eles têm 125% menos esgotamento e 32% mais comprometimento.

Confira cinco competências indicadas ao profissional que almeja ocupar um cargo de liderança

- Tomada de decisão rápida e responsável;

- Inteligência emocional;

- Orientação para resultados;

- Capacidade de negociação com os cargos acima e abaixo da sua posição;

- Comunicação adequada com linguagem ajustada para evitar ruídos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895