Lojas Colombo passa a comprar energia renovável e economiza na conta de luz

Lojas Colombo passa a comprar energia renovável e economiza na conta de luz

Empresa tem reduzido seu consumo por meio da revisão de processos internos

Correio do Povo

publicidade

Com 304 lojas espalhadas na região Sul do País, uma sede administrativa e quatro centros de distribuição, a Lojas Colombo se engaja, cada vez mais, na otimização do uso dos recursos energéticos. Há dois anos, vem trabalhando na revisão de processos e, recentemente,  passou a comprar energia renovável de forma direta de parques de geração solar e eólico para parte de suas filiais. A atitude, junto com a troca de lâmpadas por outras de LED, com a instalação de sensores de presença e de um sistema de automação de condicionadores de ar, reduziu o consumo em 336.000 kWH no período, número que deverá  aumentar com a expansão das iniciativas. Para efeitos de comparação, este valor  equivale ao consumo de cerca de 2.200 residências brasileiras por mês, com base em estudo do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, que calculou a média de consumo dos lares brasileiros em 152,2 KWh por mês. 

Para o vice-presidente da empresa, Eduardo Colombo, a redução do consumo de energia vai muito além da economia de recursos financeiros. “A diminuição da conta de luz também significa a preservação dos recursos naturais e ambientais do nosso País em um momento de escassez de água que beira uma crise do setor. É um compromisso importante e perseguido pelo Grupo Colombo”, pontua. 

Com mais de 4 mil funcionários, a Lojas Colombo está presente em 190 municípios da Região Sul, convertendo-se na 10ª maior rede de eletromóveis do Brasil em 2020, conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Além das 304 lojas atuais, a rede também possui e-commerce há mais de 20 anos, que representa cerca de 30% do seu faturamento anual. A Lojas Colombo faturou R$ 1,956 bilhão em 2020, valor mais de 20% superior ao de 2019. Além das lojas de eletromóveis, o Grupo  também atua com a financeira Crediare; a ColomboCred, especializada em empréstimo para pessoas físicas; a Colombo Motors; a Colombo Consórcios; a Colombo Casa Pet; e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional.  A sede fica em Farroupilha, na Serra Gaúcha, onde foi fundada por Adelino Colombo há quase 65 anos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895