Nova tecnologia melhora qualidade de vida de pacientes com Parkinson

Nova tecnologia melhora qualidade de vida de pacientes com Parkinson

Sistema permitirá maior precisão na avaliação feita pela profissional de saúde

publicidade

A Doença de Parkinson não tem cura, mas tecnologia como essa, que acaba de ser lançada no Brasil, deve revolucionar a forma de manejo desta doença, proporcionado maior autonomia e qualidade de vida para o paciente. O dispositivo de neuromodulação Percept não só é capaz de controlar o tremor, um dos sintomas debilitantes da Doença de Parkinson, como vem com um sistema de monitoração contínua, capaz de captar os sinais cerebrais do paciente 24 horas por dia. Com isso, o médico pode acompanhar  de forma precisa os sintomas da doença, analisando os resultados e adequando a terapia sem a necessidade de recorrer somente à avaliação clínica ou relatos de impressões pessoais de pacientes ou cuidadores.  

Chamada de DBS (do inglês, Deep Brain Stimulation), a terapia usa um dispositivo médico implantado cirurgicamente, semelhante a um marca-passo cardíaco, para fornecer estimulação elétrica a áreas precisamente direcionadas do cérebro e atua como tratamento adjuvante para vários distúrbios neurológicos, além de Parkinson. 

A tecnologia simplifica a forma de manejo da doença, auxiliando o médico com dados mais precisos que interferem na sua melhor decisão, e consequentemente, há mais ganhos para a saúde e qualidade de vida do paciente, que pode retomar as atividades diárias, o que também se traduz em maior autoestima e independência. 

“Assim como toda doença crônica, o Parkinson requer atendimento multidimensional que também inclui o uso de medicamentos e outras medidas de reabilitação. A neuroestimulação é recomendada quando o paciente já passou pelo tratamento farmacológico e não se adaptou aos efeitos adversos ou começou a apresentar resistência”, esclarece o Dr. Manoel Jacobsen, professor e diretor da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), 

Segundo o neurocirurgião Dr. Murilo Marinho, especialista em Distúrbio do Movimento pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a cirurgia funcional é a subdivisão da neurocirurgia que mais cresce no mundo e, felizmente, está disponível no SUS (Sistema Público de Saúde). “Como é um procedimento que reestabelece as funções perdidas, seja do sistema nervoso central ou periférico, e pouca invasiva, a neuroestimulação minimiza riscos inerentes à cirurgia e traz benefícios imediatos para a qualidade de vida do paciente”, comenta.  

Para ter acesso aos dados, o médico só precisará instalar um aplicativo. Em tempos de pandemia, a medida é essencial para evitar que o paciente tenha que se deslocar sem necessidade, sem contar que aumenta a adesão ao tratamento, o fato do paciente não ter que se deslocar para consultas. No final, todos os eventos são compartilhados em um “Diário Digital” com a equipe médica, que poderá comparar e identificar tendências e mudanças ao longo do tempo. 

Entre outros benefícios do Percept estão o fato do dispositivo permitir ao paciente ser submetido a ressonâncias magnéticas, um dos principais exames de controle da Doença de Parkinson, além disso a nova tecnologia tem maior durabilidade e menor consumo de energia. 

Sobre a Doença de Parkinson 

Distúrbio típico da terceira idade; 
Segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo.  
Há mais de 10 milhões de pessoas convivendo com a doença no mundo¹.  
No Brasil, não há números exatos, mas estima-se que 200 mil pessoas sofram da doença².  
A Doença de Parkinson resulta na queda crônica da produção de dopamina, neurotransmissor que atua, principalmente, nas células nervosas¹.  Com a falha no nível de dopamina, o sistema nervoso central é afetado e o controle motor do indivíduo é acometido¹. 
Entre os sintomas do Parkinson estão as alterações motoras, como tremor de repouso e lentidão, além de dificuldade em andar, distúrbios do sono, dor nas articulações ou costas, constipação, perda do olfato, depressão, ansiedade e problemas urinários¹. 

Referências 

Parkinson´s Foundation. Disponível em: https://www.parkinson.org/Understanding-Parkinsons/Statistics. Acesso em outubro de 2020.  
Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34589-doenca-de-parkinson. Acesso em outubro de 2020.  

Sobre a Medtronic  

A Medtronic, com sede em Dublin (Irlanda), está entre as maiores empresas globais de tecnologia, serviços e soluções médicas - aliviando a dor, restabelecendo a saúde e prolongando a vida para milhões de pessoas em todo o mundo. A Medtronic emprega cerca de 90 mil pessoas em todo o mundo, atendendo médicos, hospitais e pacientes em aproximadamente 160 países. Presente no Brasil, desde 1971, a empresa emprega atualmente, 700 funcionários em sua operação comercial e administrativa, em São Paulo, e mais 500 pessoas entre funcionários das duas fábricas localizadas em São Sebastião do Paraíso (MG) e Ribeirão Preto (SP), respectivamente. O foco da empresa é colaborar com os públicos de interesse em todo o mundo para que juntos possam levar os tratamentos de saúde além. Mais informações sobre a empresa e seus produtos pelo site www.medtronicbrasil.com.br.  

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895