Organização e limpeza no ambiente de trabalho ajudam na satisfação profissional
Local desempenha papel importante na motivação
publicidade
A correlação entre limpeza, organização e satisfação no trabalho foi identificada em um estudo publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine. A pesquisa mostrou que trabalhadores que classificaram os locais onde atuam como limpos, relataram maior satisfação na carreira.
Isso indica que o ambiente - seja físico ou virtual - desempenha um papel importante no comportamento das pessoas, estando diretamente ligado à motivação para alcançar resultados. De acordo com a autora do livro As 10 partes do ser - Descomplicando a vida, Inês Telma, quem almeja bons resultados, promoções e uma convivência harmoniosa precisa analisar bem o espaço que ocupa e fazer as melhorias possíveis.
“ A falta de cuidado com o espaço habitado ou utilizado para trabalhar reflete no desempenho profissional. Todos são aspectos que devem ser considerados por colaboradores e gestores durante o processo de melhoria contínua”, analisa.
Estresse e ansiedade
Dados do Personality and Social Psychology Bulletin mostram que os locais de trabalho podem ser ambientes de estresse. Quando o indivíduo trabalha em meio à desordem, os níveis de ansiedade podem atingir picos maiores. Um espaço agradável deve promover o bem-estar e a produtividade.