Parque Gaúcho comemora oito anos com demonstração da Escola Gaúcha de Assadores

Parque Gaúcho comemora oito anos com demonstração da Escola Gaúcha de Assadores

O diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, diz que a Escola Gaúcha de Assadores resgata a questão histórica envolvida no preparo das receitas típicas e apresenta técnicas de preparo primitivas que podem ser colocadas em prática pelos participantes

Halder Ramos / Correspondente em Gramado-Canela

publicidade

Parque Gaúcho comemora oito anos com demonstração da Escola Gaúcha de Assadores

 

O Parque Gaúcho de Gramado completou oito anos de atividades na sexta-feira, 15, reforçando seu compromisso de resgatar a formação histórica do gaúcho. A equipe recebeu convidados e turistas com uma demonstração da Escola Gaúcha de Assadores, um projeto de resgate cultural criado para apresentar a origem e a evolução da culinária gaúcha. Além do tradicional churrasco, a escola ensina o preparo de pratos típicos que fizeram parte do período de formação do povo do pampa.

Conforme o diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, a Escola Gaúcha de Assadores resgata a questão histórica envolvida no preparo das receitas típicas e apresenta técnicas de preparo primitivas que podem ser colocadas em prática pelos participantes. "Mostramos desde o preparo do fogo até a escolha dos ingredientes, mas buscamos especialmente resgatar a questão histórica", pondera.

Gomes destaca que a escola também valoriza a interação do público. "Queremos que os participantes tenham a experiência de vivenciar a autêntica culinária gaúcha. Além de aprender a fazer, possam conhecer a história de cada um dos pratos típicos", diz.

O diretor observa que a escola funciona com agendamentos prévios para grupos dentro da estrutura do parque em Gramado ou em eventos para empresas. Gomes frisa que o trabalho de resgate histórico é realizado pelo Parque Gaúcho desde a sua abertura em 2011. "Atualmente, existe uma gourmetização excessiva do churrasco que não traz conhecimento histórico. Queremos criar um contraponto cultural valorizando as receitas típicas", conclui.

 

SOBRE O PARQUE GAÚCHO

Inaugurado em 15 de novembro de 2011, o Parque Gaúcho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2013 como o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul. É o único parque temático do mundo que conta a história da formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento possui uma infraestrutura completa de cultura e lazer. Em área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos, além da inédita Cidade dos Gaúchos. No total, são 10 mil metros de área coberta. O complexo turístico fica no Km-35 da ERS-115, a 700 metros do pórtico de saída para Taquara.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895