Petrobras investe em capacitação de profissionais de inovação

Petrobras investe em capacitação de profissionais de inovação

Ideia é integrar formação acadêmica e empreendedorismo

Correio do Povo

publicidade

A Petrobras ampliará o programa de bolsas acadêmicas, passando a investir na capacitação da cadeia de inovação, desde a formação de mão de obra até a preparação de fornecedores, por meio de um programa integrado de formação em empreendedorismo. A proposta é impulsionar o ecossistema nacional, com 4 mil bolsas de estudo em um prazo de cinco anos, e com 400 novas empresas de base tecnológica nacionais e desenvolvidos mais de 100 novos fornecedores para a indústria.

“A Petrobras tem um profundo conhecimento da malha de desenvolvimento tecnológico do país e sempre foi uma grande impulsionadora da economia brasileira. O ponto forte desse programa é o investimento integrado em um processo único, que tem início na concessão de bolsas acadêmicas, focadas nos temas de interesse para desenvolvimento tecnológico, e se estende até o suporte na criação e consolidação de novas empresas de base tecnológica para provimento de soluções inovadoras para a indústria”, avaliou o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

O programa visa a aceleração da maturidade de tecnologias com alto potencial de aplicação, aumento da capacidade de resposta, inovação, competitividade e robustez do mercado nacional - empresas e profissionais - na entrega de soluções tecnológicas. Ele irá somar-se às outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação mantidas pela Petrobras: o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) e o Petrobras Conexões para Inovação.

O PRH-ANP financia a concessão de bolsas acadêmicas, revertendo, com quitação antecipada, parte da sua obrigação de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O Conexões para Inovação conecta a companhia com o ecossistema inovador, desde startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) até empresas. Dividido em módulos, reúne as diferentes formas de desenvolver, testar ou comercializar tecnologias com a Petrobras.

“Acreditamos que lançar um programa integrado que contemple a formação e inclua a visão de empreendedorismo e o desenvolvimento de fornecedores, irá enriquecer o ecossistema de fornecedores nacionais, criando um círculo virtuoso e inédito nesse setor”, afirmou o diretor de Tecnologia e Engenharia da Petrobras José Carlos Travassos.

“Uma vez em que o programa esteja em pleno funcionamento e maturidade, estimamos ter, anualmente, em torno de 1 mil bolsas acadêmicas ativas, distribuídas por cerca de 50 temas de interesse da Petrobras, e com um mínimo de 30 desafios tecnológicos em desenvolvimento por novos empreendedores de base tecnológica, com maturidades diversas, distribuídas entre as fases de pré-incubação; pré-aceleração; e capacitação para desenvolvimento de fornecedores, calcula a gerente executiva do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), Maíza Goulart.

O programa será dividido em módulos e não é obrigatório ter participado de um deles para ingressar no outro. O processo se dará mediante avaliação dos gestores. A capacitação da cadeia de inovação prevê desde a concessão de bolsas acadêmicas, capacitação em gestão de inovação e empreendedorismo; pré-incubação de empresas; pré-aceleração de novas empresas de base tecnológica e capacitação para desenvolvimento de fornecedores.

Para gerir o novo programa de empreendedorismo, a Petrobras abriu seleção de parceiros para conceber, gerir e executar o novo programa, que visa não só formar mão de obra mas empreendedores que queiram transformar o resultado de pesquisas em negócios. A oportunidade está aberta e receberá propostas até 4 de agosto. Todas as informações estão disponíveis no site de relacionamento da empresa com o ecossistema inovador Tecnologia e Inovação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895