Projeto oferece cursos de formação profissional no Rio Grande do Sul
Programa Autonomia e Renda Petrobras busca ampliar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho
publicidade
O Programa Autonomia e Renda Petrobras celebra a geração de oportunidades por meio da educação profissional. Desenvolvido em municípios gaúchos em parceria com os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS), a iniciativa oferece cursos gratuitos com bolsas-auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
Desde outubro de 2024, o programa promove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Estado. Três turmas já foram concluídas: uma de Pintor Industrial, no município de Alvorada, e duas de Auxiliar de Serviços Diversos, sendo uma em São Leopoldo e outra em Porto Alegre. No total, 70 trabalhadores foram qualificados e aumentaram suas chances de emprego e renda.
Outro curso começou neste mês de abril no IFSul - Campus Sapucaia do Sul, de Auxiliar de Serviços Diversos, com 35 participantes. Novas turmas estão previstas para ocorrer ainda em 2025 em Sapucaia do Sul e no IFRS - Campus Canoas.
Os cursos, que combinam teoria e prática, são voltados para o setor de Óleo e Gás e formam profissionais para atuarem em áreas com alta demanda por mão de obra qualificada, como indústria, energia e construção civil. Para preparar melhor os estudantes a enfrentarem os desafios profissionais, as turmas recebem reforço em conteúdos de português e matemática, meio ambiente, saúde, organização, habilidades interpessoais e participam também de atividades de orientação profissional, oficinas de elaboração de currículo, entre outras.
Além disso, os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante todo o período em que estiverem frequentando as aulas. Para as mulheres com filhos de até 11 anos e 11 meses, o valor da bolsa é de R$ 858 mensais. Eles também recebem acompanhamento psicossocial e material didático gratuito.
Autonomia e renda
A seleção dos estudantes é por sorteio, mas são priorizadas pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de renda bruta familiar igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa e grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas trans, indígenas, quilombolas e refugiados. A ideia é ampliar oportunidades de emprego, de modo a auxiliar na superação das vulnerabilidades sociais históricas.
Para Daiane Correa Domingos, de 38 anos, a qualificação profissional abriu novas perspectivas. Desempregada havia nove meses, ela tinha como única renda a pensão dos seis filhos. No segundo semestre do ano passado, Daiane foi contemplada com a vaga na turma de Auxiliar de Serviços Diversos, ofertada pelo IFSul em São Leopoldo. Ao finalizar as aulas e receber o certificado, no mês de dezembro, atualizou o currículo e foi em busca de oportunidades.
Ela foi contratada como auxiliar de hotelaria em um hospital de Porto Alegre. “Na entrevista (para a vaga de emprego), falei do curso e acredito que foi o que me impulsionou a passar no processo seletivo. Depois, tivemos um treinamento e os conteúdos eram exatamente os que eu aprendi nas aulas”, conta. Agora, ela já pensa em ir além: está fazendo um treinamento para líder na instituição em que trabalha.
Os coordenadores do programa no IFRS, Leila Schwarz, e no IFSul, Endrigo Pereira Lima, destacam que a inclusão é um dos pilares do programa, ao priorizar públicos com vulnerabilidades. De acordo com Leila, as atividades oferecidas buscam oportunizar uma formação humana integral e uma oportunidade de transformação da realidade, promovendo o desenvolvimento de capacidades técnicas e também a compreensão do mundo do trabalho. Endrigo acrescenta que o programa busca ainda contribuir para impulsionar o desenvolvimento econômico nas regiões de oferta dos cursos.
Sobre a iniciativa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras foi lançado em junho de 2024 e é uma parceria entre a Petrobras, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/ Senai/Sesi. Visa capacitar gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo formação qualificada e bolsas-auxílio para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Programa no IFSul e no IFRS estão disponíveis no site e nas redes sociais @ifsul_sapucaia e @ifrscanoas.