Psicologia positiva nas empresas
Abordagem pode contribuir para o ambiente organizacional
publicidade
Quando se dedica tempo para refletir sobre comportamentos e relações, é comum que nos concentremos nas fraquezas que habitam nossa mente. Não é esse o caso quando o assunto é Psicologia Positiva. Com surgimento na década de 1990 a partir do psicólogo Martin Seligman, a abordagem trabalha na contramão. Incentiva a focar nas forças individuais, nos aspectos positivos da vida e no desenvolvimento do potencial humano.
E é justamente no ambiente organizacional que essa filosofia pode contribuir com a satisfação e o bem-estar entre os colaboradores da empresa. “A Psicologia Positiva busca promover o crescimento pessoal, o bom funcionamento e a qualidade de vida”, explica Soraia Schutel, cofundadora da escola de formação de lideranças Sonata Brasil e especialista em psicologia social pela Universidade Estatal de São Petersburgo.
Como aplicar
Segundo a especialista, promover um clima de trabalho positivo incentivando comunicação aberta por meio de feedbacks construtivos, identificar e desenvolver forças pessoais dos colaboradores e focar na capacitação dos profissionais são ações que podem favorecer o ambiente empresarial.