Quantidade de empresas que contrataram no 1° trimestre no Brasil cai 18%

Quantidade de empresas que contrataram no 1° trimestre no Brasil cai 18%

publicidade

De acordo com o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, o índice de emprego apresentou no primeiro trimestre do ano 2 uma queda de 18 pontos percentuais em relação ao último trimestre para 38%, resultado ainda acima da média global de 25%. Isto é, apenas um quarto aproximadamente das empresas brasileiras pesquisadas aumentaram o número de funcionários nos últimos 12 meses.

A pesquisa engloba mais de 11.500 empresas privadas em 40 países.  A Índia (69%), o Peru (50%), a Argentina e a Turquia (ambas com 47%) foram os países onde as empresas mais contrataram. Na contramão, o ultimo país no ranking de contratação foi a Grécia (-31%), seguida pela Espanha (-16%) e Holanda (-6%). Regionalmente, os países do BRIC (Brasil, China, Rússia e Índia) foram os maiores contratadores nos três primeiros meses do ano (39%), seguidos pelos países do APAC (exceto Japão) com 36% e pela América Latina com 35%.

Na contramão, o grupo dos países europeus em crise Portugal, Itália, Grécia e Espanha foram os que apresentam o menor percentual de empresários contratando (-18%). Os setores que mais contratam foram o de tecnologia (44%), varejo (43%), mineração (39%) e alimentos e bebidas (35%). Os segmentos de Agricultura, educação  e serviços sociais foram os que menos empregaram no primeiro trimestre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895