Sicredi apresenta os projetos contemplados pelo Fundo de Desenvolvimento Social

Sicredi apresenta os projetos contemplados pelo Fundo de Desenvolvimento Social

Evento apresenta projetos que recebem apoio da cooperativa

Correio do Povo

publicidade

Acontece nesta quinta-feira, 25/11, às 19h, a Live do Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi União Metropolitana RS.  Na ocasião, serão apresentados os projetos sociais contemplados este ano. O evento trará informações sobre este programa que destina, anualmente, parte dos resultados da Cooperativa para ajudar a comunidade através de ações que promovam cultura, educação, esporte, meio ambiente, saúde e segurança nas regiões onde atua. 

O Fundo de Desenvolvimento Social existe há 4 anos e ao longo deste período foram destinados 2,2 milhões de reais para 408 projetos nos nove municípios atendidos pela Sicredi União Metropolitana RS (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão). Em 2021 foram recebidas as inscrições de 228 projetos e destes 155 foram contemplados, totalizando um investimento total de 808 mil. Todos os projetos são oriundos de entidades sem fins lucrativos e associadas da Cooperativa, que após a pré-seleção passam por uma análise do comitê de cada região onde as ações serão implementadas. Os critérios são estabelecidos por edital. 

Conforme o Presidente da Cooperativa, Ronaldo Sielichow, os associados não só destinam parte do seu resultado para cooperar com o crescimento local, como os representantes escolhidos por eles participam ativamente da seleção de quais iniciativas receberão os recursos e quanto será destinado para cada uma delas. “Ao se associar, as pessoas passam a ser donas do negócio, tendo voz sobre as decisões, participando dos resultados e ainda contribuindo para o desenvolvimento das suas regiões. Assim criamos laços de confiança que nos permitem crescer juntos. Como está na nossa missão, somos feitos de pessoas para pessoas. Valorizamos o relacionamento. Para nós estar perto significa oferecer soluções financeiras para agregar renda, fomentar os negócios e também contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos.  O Fundo de Desenvolvimento Social é o resultado desta proximidade com os associados e com a sociedade”, complementa.

As inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2022 estarão abertas a partir do dia 1º de janeiro. Informações sobre os critérios para seleção podem ser obtidas através do site do Fundo de Desenvolvimento Social, no link:  https://fundosocialsicredi.com.br/

A Cooperativa Sicredi União Metropolitana RS tem mais de 59 mil associados e 22 agências.  

Projetos

A implementação da Horta Pedagógica na sede da Associação Beneficente Recreativa e Cultural do Jardim Algarve (ARECUJA), em Alvorada,  visa estimular os alunos participantes das Escolinhas de Futebol da entidade e seus familiares a interagirem na horta, bem como na participação de oficinas de Educação Nutricional e Educação Ambiental. Será produzido material didático impresso para as oficinas de educação Nutricional e divulgação do projeto.
 
O projeto contemplará atividades de sensibilização e mobilização do grupo envolvido, capacitação técnica e efetivação da Horta Pedagógica. O trabalho desenvolvido estará voltado para a Promoção da Saúde através de uma abordagem interdisciplinar abrangendo os seguintes temas: agricultura urbana, agroecologia, segurança alimentar e nutricional e educação ambiental. Bons hábitos alimentares podem ajudar na redução de comorbidades relacionadas à má alimentação (hipertensão, diabetes mellitus tipo II, colesterol alto, entre outros).

O projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música, é desenvolvido pela AACAMUS (Associação Amigos da Casa da Música), sem fins lucrativos que tem por objetivo oferecer aulas de música gratuitas para alunos das escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana, oferecendo aulas para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos, no turno inverso à escola, muitos desses alunos em situação de vulnerabilidade social. Os alunos podem escolher a aprender um instrumento ou também participar do grupo vocal ou aprender xadrez. São ministradas aulas de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Cavaquinho, Flauta Doce, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Violão, Grupos Vocais e Xadrez. As aulas acontecem uma ou duas vezes na semana conforme o instrumento e sempre no período inverso ao escolar. O aluno recebe um instrumento de empréstimo para auxiliar os estudos em casa.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados e no Distrito Federal, com mais de 2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895