Site oferece vagas e é exclusivo para motoristas

Site oferece vagas e é exclusivo para motoristas

Startup lança plataforma que disponibiliza emprego para quem busca vaga em transportes

Correio do Povo

publicidade

O Brasil registrou em maio deste ano taxa de desemprego recorde de 14, 7% , considerada a segunda mais alta da série histórica registrada pelo IBGE. São 14,8 milhões de pessoas em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho no país. No entanto, no setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) cai a oferta de mão de obra.  Relatório técnico intitulado “A Falta de motoristas paras empresas do TRC", elaborado pelo Instituto Paulista de Transporte de Carga (IPTC), revela um recuo de 5.9% nos números de motoristas profissionais disponíveis. Pensando em auxiliar tanto pessoas qualificadas para a função de motoristas, que estejam em situação de desemprego ou pretendem se reposicionar, quanto as empresas que precisam desses profissionais, a startup Onisys criou a plataforma “Vagas na Estrada”, solução exclusiva para motoristas que poderão cadastrar seus currículos e para as corporações anunciarem ofertas de vagas neste setor. “Será o Linkedin para os motoristas”, compara o CEO da Onisys, Leonardo Campos.

As empresas que disponibilizarem vagas no setor de transportes irão ganhar 45 dias de teste no Onisys (Plataforma de gestão de segurança de motoristas que utiliza inteligência artificial para identificar atos inseguros durante a direção). Contratando de forma assertiva, o transportador está atuando preventivamente na qualificação, na segurança, na retenção e no engajamento dos profissionais. O custo e tempo são reduzidos não só na primeira esfera, que é a de contratação, mas em todas as outras relativas ao segmento.

Além dos benefícios de suprir as vagas disponíveis do setor de transportes e a demanda de quem precisa de emprego como motorista, a plataforma atua como ferramenta na redução de custos e do tempo de contratação.

A plataforma vai começar a operar gratuitamente na próxima quarta-feira, 25 de agosto. Podem se cadastrar para concorrer a vagas motoristas de diferentes modalidades de veículos, como os de cargas pesadas, ônibus, transporte de frota etc. O cadastramento é aberto a profissionais que desejam trabalhar em regime de CLT ou CNPJ. Leonardo Campos lembra que a ferramenta visa atrair também mais jovens para a profissão. “Existe pouca renovação de novos motoristas para transporte de cargas pesadas ou perigosas”, relata.

Outra intenção da plataforma é ofertar oportunidades de vagas para motoristas mulheres. O universo de motoristas é formado hoje por 99% de mão de obra masculina. “Queremos garantir às empresas um portifólio variado de profissionais qualificados que sejam adequados às vagas disponíveis. É preciso também dar oportunidade às mulheres neste mercado”, considera Leonardo Campos.  A plataforma disponibiliza espaço para que as empresas personalizem seu perfil, com informações como diferenciais da empresa, descrição da vaga, requisitos, benefícios, faixa salarial e tipo de contrato. Os (as) motoristas interessados (as) visualizam o perfil, clicam no botão “Me inscrever na vaga” e automaticamente a empresa recebe uma notificação.

Na visão do CEO da Onisys é de extrema importância investir na qualificação dos motoristas, essenciais para a economia do país. “A relevância da categoria pode ser comprovada com a greve dos caminhoneiros em 2018, que parou o país durante 10 dias”, lembra o CEO da Onisys.  Segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Terrestres, o Brasil conta com 209.529 empresas de transporte rodoviário de cargas. Os autônomos somam 695.593 registros e, entre as cooperativas, o total é de 422.

Sobre o Onisys

O sistema Onisys tem entre as missões auxiliar as empresas de transporte a atingirem o índice de "zero acidente", utilizando tecnologias que possam aumentar o engajamento dos motoristas para prevenção e redução de acidentes, diminuindo também os custos no processo de segurança operacional dos transportadores,  pela digitalização e gestão mais eficiente do processo. A empresa desenvolve  também uma plataforma que conta com a ajuda do “Pedro”, a inteligência artificial responsável pelo monitoramento interno da cabine do caminhão, que identifica atos inseguros dos motoristas durante as viagens e colabora para um trânsito mais seguro.

Sobre Leonardo Campos

Leonardo é Engenheiro Mecatrônico de formação, com Especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Inovação pela Cambridge Business School. Desde 2017 é um dos fundadores da Órbita Tecnologia, uma venture builder de base tecnológica. Uma dessas startups é o Onisys, que iniciou sua operação no início do ano passado, com soluções de inteligência artificial para o setor de transporte, que promovem o engajamento do motorista sobre atos seguros de direção, reduzindo o risco de acidentes de trânsito.

Serviço

Como se cadastrar na Plataforma Vagas na Estrada?

Se você é candidato:

https://vagasnaestrada.com.br/cadastro-candidato/

Se você é empresa:

https://vagasnaestrada.com.br/cadastro-empresa/

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895