TIM faz balanço de fim de ano e anuncia expansão na região Sul

TIM faz balanço de fim de ano e anuncia expansão na região Sul

Operadora é líder de mercado no Sul, com 37,1% dos clientes de telefonia móvel

Correio do Povo

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Líder de mercado na região Sul, com 37,1% dos clientes de telefonia móvel, a TIM fecha o ano de 2021 com excelentes resultados nos três estados, avanço no plano de investimentos de infraestrutura de rede e expectativa de aumento da sua presença comercial e de cobertura do sinal em 2022.  Ao longo deste ano, a operadora, que já é líder na oferta do 4G em 100% das cidades de Santa Catarina e no Paraná, avançou em mais 100 cidades a cobertura de quarta geração do Rio Grande do Sul, chegando a 365 municípios (96,6% da população urbana coberta). O número de cidades gaúchas cobertas também deve aumentar em 2022 para mais 34. Serão 100% das cidades gaúchas cobertas até 2023. A operadora também consolidou sua liderança na entrega da tecnologia 4.5G no Paraná. Já são 200 cidades. Com a realização do leilão do 5G, em novembro, a empresa agora prepara a rede para a implantação do 5G nas três capitais do Sul, ainda em 2022. 

“Trabalhamos fortemente consolidar ainda mais nossa presença e liderança de mercado na região. São investimentos robustos em infraestrutura de rede, tecnologia e inovação para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência com nossos serviços. Além da forte evolução da cobertura 4G seguimos preparando o caminho para a chegada da tecnologia 5G que, acreditamos, irá democratizar o acesso à saúde, à educação à distância e a inclusão e transformação digital nas cidades, estimulando a geração de mais negócios e oportunidades para a vida dos brasileiros”, afirma o Diretor Comercial da TIM para a região Sul, Christian Krieger. 

Homero Salum. Foto: Carlos Macedo / Divulgação / CP

Investimentos

Além da ampliação de cobertura em novas cidades, a TIM fez robustos investimentos em tecnologias já existentes para maior qualidade e capacidade do sinal e velocidade no tráfego de dados, como a ativação de frequência de 700 MHz, NarrowBand IoT e Massive MIMO. O Massive MIMO, por exemplo, permite aumento de até quatro vezes da capacidade da rede em relação às soluções tradicionais. Já a frequência 700MHZ, possibilita maior cobertura em locais mais afastados e distantes das antenas e em ambientes indoor, como shoppings e estacionamentos subterrâneos.

Em grande parte das novas torres, a TIM implantou o inovador projeto SkyCoverage, o qual pode usar sites off-grid para expandir a cobertura 4G, especialmente nas estradas e em locais de difícil acesso e sem energia elétrica disponível. Os sites off-grid têm geração própria de energia solar e utilizam ainda baterias de lítio, com maior autonomia e capacidade para ciclos de carga e descarga e maior vida útil do equipamento. Somente no Paraná, a infraestrutura – com previsão de 157 novas estações no biênio 2021/2022 - cobrirá 2.800 quilômetros de rodovias, além de distritos e vilas. Esse projeto também contempla a cobertura de oito resorts com foco no desenvolvimento turístico da região.

“Esses investimentos mostram o quanto a Região Sul é relevante para a TIM Brasil. Além dos projetos para ampliação da nossa cobertura, a estratégia da companhia contempla projetos pioneiros nos três estados voltados especialmente para a implantação de novas tecnologias que já vêm trazendo ainda mais qualidade para a rede como o Massive Mimo, NB-IoT e VoLTE”, salienta Homero Salum, Gerente de Engenharia da TIM Brasil. A tecnologia VoLTE (Voz sobre a rede LTE) já está 1.059 cidades do Sul, reforçando a meta da operadora de levar a qualidade HD nas ligações para sua base com a melhor na experiência dos usuários. 

Entre os principais pontos já beneficiados com melhorias no Paraná estão: rodovia Guaratuba/Garuva, no acesso de Itapoã (50% já coberta); Distrito de Piquirivaí, em Campo Mourão (melhoria no sentido Cascavel) e o Distrito Guaiporã, em Cafezal do Sul (entre Umuarama e Guaíra). Em Santa Catarina, já foram feitas melhorias no pedágio de Garuva (BR 376/101), Porto Escalvado (Itajaí), no trecho entre a rodovia Itajaí/Navegantes e no trevo da entreda da Praia da Pinheira (Município de Palhoça). Os trechos do Rio Grande do Sul com melhorias já finalizadas são Campo Bonito em Torres (com melhorias entre Torres e Três Cachoeiras) e Aguapés, em Osório (entre Osório e Maquiné). 

Outra inovação em andamento é a solução denominada SLS (Street Level Service), planejada para locais de alta concentração de tráfego e com baixo impacto ambiental. O projeto-piloto já foi instalado em dois pontos da Avenida Atlântica de Balneário Camboriú. Outras 15 estações estão previstas para 2022 e que, além de Balneário Camboriú, beneficiarão clientes em Jurerê (Florianópolis), Itapema e Bombinhas.

5G

No campo da inovação, as atenções voltam-se para a chegada do 5G. A TIM foi uma das principais vencedoras da frequência que permitirá a implantação do 5G de verdade no Brasil. A TIM arrematou importantes lotes nacionais e regionais, que garantem sua operação com a quinta geração de internet móvel em todo o país, somando uma oferta de preço total de cerca R$ 431 milhões.

Capilaridade

Com foco na modernização, na maior experiência de interatividade com seus clientes e na maior diversidade de produtos, a TIM também investiu fortemente na reforma e inaugurações de 33 lojas entre próprias e revendas. Entre julho e novembro deste ano, foram reformadas as lojas próprias da Rua da Praia (RS), Muller Joinville (SC) e as da Barão Curitiba e da XV de Novembro (PR). Outras quatro lojas passarão por reforma em 2022. 

Entre as revendas, foram 13 pontos de vendas reformados esse ano, sendo 07 no Paraná, 04 em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa segue investindo na abertura de novos pontos. Ao longo deste ano, foram três novas lojas no Paraná, cinco em Santa Catarina e oito no RS. Outras 22 novas revendas estão previstas para inaugurar no próximo ano: seis (PR), duas (SC) e 14 no RS. Empresa fecha o ano com projeção de expandir ainda mais seus pontos de venda nos três estados, entre lojas próprias, revendas, varejo e com parcerias com comércios para comercialização de produtos e serviços da operadora. 

Patrocínios

Em 2021, a TIM reforçou suas ações de incentivo ao esporte no país, com o anúncio dos patrocínios ao Coritiba Crocodiles - time de futebol americano do Coritiba Foot Ball Club, bicampeão brasileiro e ao Pato Futsal, time masculino da cidade de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, bicampeão da Liga Nacional. A operadora ainda renovou contrato de patrocínio com o time feminino de voleibol Nova Trento, de Santa Catarina. Para 2022, o grande anúncio – feito nessa semana pela operadora - é que a TIM será patrocinadora oficial do Rock in Rio 2022, festival que está marcado para setembro do próximo ano. 

Diversidade e inclusão

A TIM também tem investido em ações nas áreas de diversidade e inclusão, consolidando iniciativas nos indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). No pilar social, a TIM foi reconhecida internacionalmente como a primeira empresa brasileira e líder do setor de telecomunicações mundial no ranking Refinitiv Diversity & Inclusion Index de 2021. O indicador mede o desempenho de mais de 11 mil companhias (80% do mercado global) com base em iniciativas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreiras.

Para a formação de um ambiente de trabalho inclusivo, a TIM reformulou seu programa de estágio para incluir no mercado de trabalho grupos socialmente minorizados, como pessoas negras, LGTBQIA+, pessoas com deficiência e geracional (50+). Entre as iniciativas voltadas à equidade de gênero, a operadora lidera um movimento para ampliar a presença de mulheres no mercado de trabalho. A iniciativa reúne mais de 40 empresas no aplicativo Mulheres Positivas, plataforma gratuita de cursos de capacitação e de vagas de emprego para mulheres, além de mentoria intercompany para desenvolvimento de carreiras das profissionais das empresas participantes.

Ainda foram firmadas parcerias alinhadas à estratégia de transformação digital, movimento acelerado com a pandemia. Uma delas foi com a Ampli, plataforma 100% digital, avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece mais de 400 cursos livres e cerca de 250 de graduação e pós-graduação no formato de Ensino à Distância (EaD), com aulas mais dinâmicas e apropriadas para pequenas telas.

Outro destaque do ano foi o Outdoor Social, projeto apoiado pela TIM, com foco na geração de renda extra para moradores de nove comunidades carentes de cidades como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Alinhada à estratégia ESG, a iniciativa oferecia remuneração pela exibição de placas de publicidade TIM nos muros das casas. Foram 75 famílias beneficiadas diretamente no processo de confecção, positivação, instalação, retirada da comunicação até o descarte e reciclagem da peça.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. Reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país, está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 14 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética” e a obter a certificação ISO 37001. Por meio do Instituto TIM, já beneficiou mais de 700 mil pessoas desde 2013, democratizando ciência, tecnologia e inovação em 500 municípios de todo o Brasil. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
 


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