Vantagens de ter um estrangeiro em uma startup

Vantagens de ter um estrangeiro em uma startup

publicidade

Vivenciar um intercâmbio é uma experiência enriquecedora, principalmente quando o jovem, além de estudar, pode ter a oportunidade de iniciar uma carreira profissional em alguma startup do país escolhido. Mas para a startup que recebe esse jovem? Quais são as vantagens para o lado empresarial? Promovendo essa ponte, a AIESEC, ONG reconhecida pela ONU como a maior em liderança jovem, traz a história da V4 Company - startup gaúcha que faz assessoria de marketing digital e aposta em jovens vindos de fora.

“O diálogo cultural é enriquecedor. A equipe consegue respeitar e usar a base de cultura do outro para criar coisas interessantes e melhorar os resultados”, afirma Daniel Grudzinski, sócio executivo da V4 Company. Sua startup, por meio do intercâmbio Empreendedor Global da
AIESEC, já recebeu jovens de países como México, Holanda e França e hoje, aguarda o próximo intercambista.

Abaixo ele lista os principais benefícios:


- Desenvolvimento de projetos específicos, que nunca são priorizados nas rotinas tradicionais dos colaboradores. Para Daniel, o estrangeiro consegue se dedicar exclusivamente para essas ações que na maioria das vezes, são para a criação de novas iniciativas;

- Garantir que o grupo faça um esforço para se qualificar no inglês e alcançar uma comunicação adequada entre todos, também é um aspecto importante para o executivo;

- Metodologias que não são aplicadas e que podem agregar aos processos do dia a dia. O ponto fundamental aqui, é acolher o estrangeiro, mostrando que suas referências podem enriquecer o que já está sendo feito;

- Pontos de vista divergentes dos nossos, sobre premissas que carregamos há anos, que varia de acordo com o país de onde nossos colegas estrangeiros vem. Nos desenvolve e faz sair da zona de conforto.


Uma via de mão dupla. Os benefícios para o estrangeiro

- Aperfeiçoar habilidades técnicas e de liderança necessárias para ingressar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que ganha uma visão mais rica do mundo empresarial, ampliando seu network internacional. Esse é o principal benefício ao jovem.

- Para o executivo da V4 Company, essa liderança é desenvolvida baseando-se na postura, inclusive dos sócios, para lidar com questões profissionais, e, sobretudo, culturais. Além disso, a intimidade com os colaboradores é muito relevante: “o acompanhamento próximo com reuniões de coleta e oferecimento de feedback é necessário para alinhar estratégias e corrigir problemas, sempre oferecendo autonomia à quem merece”, destaca.

Gabriela Toso, diretora de Relações Públicas da AIESEC, afirma que o intercâmbio Empreendedor Global é muito promissor no sentido de melhores oportunidades em um mercado que está sempre em movimento: “Usar novas tecnologias, conhecer culturas diferentes e explorar a criatividade faz com que esse jovem se torne um profissional do mundo e claro, uma pessoa melhor”, completa.


Para participar, os interessados devem se inscrever no portal da AIESEC:
http://aiesec.org.br/jovens/empreendedor-global/.

Depois, o jovem passa por uma entrevista realizada pelo comitê para onde deseja ir e quando aprovado, recebe todo o suporte da ONG para fazer o intercâmbio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895