Turismo aventura e piqueniques nas rotas de Bento Gonçalves
capa

Turismo aventura e piqueniques nas rotas de Bento Gonçalves

Por

publicidade

laguettobento cainelli pisa bento parreirais bento piquenique_ Miolobento salumeria aventurabento nautico  bento salumeria bento wifi   bento piquenique Bento Gonçalves se reinventa para surpreender seus visitantes. Hoje, a cidade serrana está entre os principais destinos turísticos do Estado.  A gastronomia que sempre foi uma grande atração da bento ovelhaSerra Gaúcha tem dividido as atenções entre roteiros que incluem turismo rural, aventura, ecoturismo e esporte náutico. O Parque Gasper, com sua excelente estrutura, oferece bungee jump, tirolesa, arvorismo,  trilhas de quadriciclos, rapel e outras tantas opções. Para os menos aventureiros, tem churrasqueiras para assar uma carne em meio a natureza exuberante.

A Casa da Ovelha, nos Caminhos de Pedra, além de oferecer uma linha de iogurtes e  queijos sem lactose, envolve os turistas na área externa com as lidas do campo, incluindo o pastoreio das ovelhas. De uma forma divertida, uma funcionária da casa comanda  a atuação de dois cães que ajudam a tomar conta das ovelhas. Crianças e adultos podem participar da amamentação dos borregos (filhotes).

A Salumeria, também nos Caminhos de Pedra, oferece produtos coloniais e até salame de javali. Agora a Salumeria  entra também na linha de turismo aventura. Atrás da loja foi instalado o parque ecológico com brinquedos radicais, super jump, arvorismo e animais silvestres.

O passeio de lancha no Capitano Brutus é uma oportunidade de conhecer parte do rio das Antas. Ali também é possível a prática de esportes aquáticos radicais com muita adrenalina, além da gastronomia regional. Em datas definidas tem luau.

Depois de tanto agito, a sugestão é recorrer a opções mais tradicionais como seguir a Rota das Cantinas Históricas que pode começar com a visita à Vinícola Estrelas do Brasil. Instalada no alto de uma montanha entre os vales Aurora e Antas,  exibe um cenário cinematográfico. Tudo regado a vinhos e espumantes.

Um autêntico piquenique entre as parreiras da Vinícola Larentis atrai muitos casais e famílias da região. Tábua com frios e espumantes acompanham a toalha e almofadas. Para evitar “penetras”, a dica é usar repelente para ficar longe das picadas dos mosquitos. A recomendação é para todos os passeios.

Outra boa dica é o roteiro Fascínios da Vindima (Vinícolas Cainelli, Salton e Cristófoli). A visitação às três vinícolas leva também a uma viagem no tempo. Na Cainelli, um museu lembra as moradias dos colonos do inicio do século passado. E sob os parreirais, uma mesa comprida é armada com os produtos coloniais para receber os turistas. A risada corre solta, com as muitas histórias e brincadeiras que o carismático Nei Tomasi  relata aos visitantes. Do lado de fora, mais diversão e os turistas fazem a pisa da uva. A imponente Salton oferece curso de degustação de vinhos e espumantes durante a visitação ao maior complexo vitivinicultor das américas.

A simpática vinícola Cristófoli recebe seus visitantes para refeições na adega. Bruna Cristófoli  conta a história da família e serve receitas tradicionais e contemporâneas como o molho de banana que vai temperar a salada de alface, além da opção de visita aos parreirais, com direito a piquenique.

Receita de um molho inusitado e fácil de fazer em casa.  Confira a seguir.

salada molho de banana

 

Molho de banana:

Ingredientes

- 2 bananas  prata bem maduras

- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

- sal, cebolinha e salsa a  gosto

Preparo:

Bater no liquidificador o vinagre, o azeite de oliva ou óleo, sal, cebolinha e salsa, podendo ser adicionada uma porção de água para o molho ficar mais líquido. É  preciso obter a consistência  de uma vitamina de banana. E está pronto. Basta agora colocar sobre a salada de alface, rúcula, radicci ou outra verdura de sua preferência para surpreender os convidados.

Roteiros da Giordani Turismo

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar