Pedro Weingärtner contemporâneo em Porto Alegre

Pedro Weingärtner contemporâneo em Porto Alegre

Mostra com 23 obras do artista gaúcho será aberta neste sábado, às 11h, na GalArt

Arte & Agenda

Uma das obras que estará exposta a partir de hoje na GalArt

publicidade

A exposição “Pedro Weingärtner, nosso contemporâneo” será inaugurada neste sábado na GalArt – Galeria de Arte (av. Coronel Lucas de Oliveira, 132), das 11h às 16h. A seleção apresenta 23 obras de Pedro Weingärtner, porto-alegrense que viveu de 1853 a 1929. Desenhista, gravurista e pintor, é considerado um dos grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul. 

A mostra é apresentada pelo historiador da arte e professor Paulo Gomes, um dos principais pesquisadores da obra do artista: “Seu diálogo preciso com seu tempo, visível nas pinturas de paisagens e de gênero, colocaram o Rio Grande do Sul no mapa artístico do Brasil, um feito inigualável na arte brasileira, talvez equiparado somente às realizações do Clube de Gravura e do Grupo de Bagé, isso mais de 50 anos depois”.


É uma oportunidade para o público conhecer obras raras de Weingärtner. Boa parte das produções integra o acervo da própria GalArt, que tem no galerista Heitor Bergamini um colecionador apaixonado por obras icônicas de artistas gaúchos. A visitação poderá ser feita até 27 de agosto, com entrada franca. Horários: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h; aos sábados, das 10h às 14h.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895