Viajando no Cosmos

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Correio do Povo

Icônico álbum de Nei Lisboa, "Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina" ganha reprensagem em vinil de 180g transparente

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Um dos álbuns mais icônicos da nossa música celebrou há poucos meses quatro décadas de existência, reafirmando seu papel como um marco de sua geração, em um retrato da juventude urbana porto-alegrense dos anos 1980. “Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina” é fruto das vivências de um Bom Fim efervescente e pujante, construído pela "fauna ensandecida do Ocidente" e retratado pelo olhar de cronista do jovem Nei Lisboa. Não é por acaso que a faixa título foi batizada no 10° andar de um prédio na avenida Cauduro, à mesa da cozinha da família Lisboa, a poucos metros da João Telles e do coração da boemia da época na Osvaldo Aranha: Nei e Augusto Licks trabalhavam em uma canção para concorrer ao Musipuc de 1980, festival que lançou grandes nomes da música local. De acordo com as lembranças da dupla, Nei sugeriu "Pra viajar no Cosmos" e Augusto completou. No festival, enquanto cantava o trecho “o povo passa fome, o povo quer comer”, o músico jogava pedaços de pão para a plateia, o que lhe rendeu o prêmio de melhor intérprete da edição daquele ano.

Mesmo antes de nascer em formato LP, as canções de Pra Viajar no Cosmos já circulavam pela cidade, como “A tribo toda em dia e festa” e “Doody II”, que integraram “Deu pra ti, anos 70”, filme de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti, com trilha sonora assinada por Lisboa & Licks (que também fazem ponta no filme). O título do longa-metragem surge por conta de uma série de pichações que a dupla espalhou pelos muros do Bom Fim em 1979 para divulgar um show no Teatro Renascença. “Deu Pra ti Anos 70” venceu o Festival de Gramado de 1981 e materializou em película o que os magros do “bonfa” viviam à época.

Isso foi alguns anos antes da chegada do segundo álbum gaúcho lançado de forma independente, através de um primórdio do que hoje conhecemos como financiamento coletivo: o Nei Lisbônus, um vale de venda antecipada que garantiu 500 cópias em pré-venda, que somaram-se aos 2,5 mil exemplares comercializados após o lançamento, ainda sem gravadora. Tudo feito em formato de guerrilha, num bom “do it yourself” versão porto-alegrense.

Além de seu ineditismo de formato de financiamento, Pra Viajar no Cosmos também é um registro da cena cultural da cidade - a recém nascida Ipanema, ainda chamada de Bandeirantes FM, responsável por fomentar a cena musical de Porto Alegre e ser fonte de formação de diversas gerações de ouvintes e artistas da cidade, iniciava a possibilidade de um compositor local construir sua audiência e ter espaço no dial, mesmo sem possuir os privilégios e o pesado suporte financeiro das grandes gravadoras. Foi através de uma canção gravada em uma fita de rolo que iniciou a construção de comunidade e de cena que tornou esta obra um clássico da música contemporânea gaúcha.

Em junho de 1983 a turma partiu para São Paulo, na expectativa e emoção de um primeiro disco, onde Fernando Ribeiro mais que gentilmente recebeu e acomodou meia dúzia de gaúchos entre o estúdio de Pinheiros e a casa do Brooklyn. “Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina” foi produzido em três semanas, "muito sob a batuta do Augusto, que também compôs alguns dos mais belos temas”, relembra Nei.

Fruto das vivências entre o Araújo Vianna, o Ocidente, a Lancheria do Parque, o Clube de Cultura, e os saudosos bares João, Lola, Luar Luar, Cais, Escaler e Fedor, o disco apresentou-se como um porta-voz de todos aqueles que viveram o período, em um delicioso e irônico caldeirão que mistura o folk, o reggae, a MPB, o jazz, o blues. Nessa viagem intergaláctica, “Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina chegou no início deste ano” às prateleiras da Toca do Disco em reedição comemorativa mantendo seu impacto e relevância e sendo combustível musical para quem quiser embarcar nessa baita trip.

Ao longo de seis meses encaramos o desafio de resgatar esse marco da nossa história musical contemporânea e trazer de volta ao catálogo em formato vinil transparente 180g, com masterização de Marcos Abreu, design de André Coelho e produção executiva e curadoria minhas, marcando o lançamento do selo Toca do Disco Records. A Toca do Disco é uma das lojas mais antigas em operação na cidade, comercializando CDs e vinis novos e usados e acompanhando e fomentando diversas gerações da música local. Um ícone de resistência que desde 1989 promove entre os amantes da música e os apaixonados pela matéria física um espaço de troca, aprendizado, e acima de tudo, construção de cena. A loja de discos como ambiente de iluminação, escuta, descoberta, amizade, e que agora, também é um espaço de criação e oportunidade para o resgate da nossa memória musical e lançamento de projetos contemporâneos. Ver um projeto de vida como este da família Cazzetta manter-se vivo por mais de três décadas e inovando, é um bálsamo para quem ainda acredita na música como combustível para transformação.

Para esta reedição, buscamos resgatar a arte original, mantendo capa, contra e encarte como foram criados na prensagem de 1983. O único pedido de Nei foi que prezássemos pelo vermelho no lettering, já que em uma das reprensagens subsequentes ao lançamento, uma das versões saiu em rosa. Do lado oposto ao encarte original, incluímos textos e novas imagens, para enriquecer a experiência de quem preza pela audição em profundidade e a experiência sonora como ela deve ser. E é por isso que meu conselho a você é ir correndo até a Toca, pois são apenas 300 exemplares. Ao chegar em casa solte a agulha no prato, recline seu assento e boa viagem.


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