Bat-dia oitentão

Bat-dia oitentão

Marcos Santuario

Super-herói mais sombrio de Gotham City tem um dia de celebração pelo mundo neste sábado, 16 de setembro

publicidade

Talvez você também não soubesse que o dia 16 de setembro é lembrado com homenagens, em várias partes do mundo, ao super-herói mais sombrio de Gotham City. A verdade é que, nas últimas oito décadas, Batman tem realmente marcado o imaginário de uma legião de fãs. E é enorme a fila daqueles que tem acompanhado as aventuras do Homem-Morcego tratando de solucionar os mistérios de Gotham City. E foi por conta de todo este sucesso da identidade secreta do bilionário Bruce Wayne, que já não é segredo pra ninguém, que surgiu o tal “Batman Day”, uma homenagem mundial à primeira aparição do herói no universo das HQs, que aconteceu no ano de 1939. 

Não sei se muita gente se veste de capa preta e máscara do personagem ao redor do planeta. O que sim imagino é as telas de vários cantos exibindo as peripécias do grande herói de Gotham City, ajudando a alimentar aquele imaginário do “salvador da pátria”. No Brasil, trabalhando em equipe com o Besouro Azul, o tal dia do Batman é acompanhado de corrida noturna do Batman; Bat-Sinal em São Paulo, no Farol Santander e na Casa Warner; mural exclusivo do herói no beco do Batman e ativações especiais.

Já no México, ao lado da Mulher-Maravilha, o dia do herói ganha ativações no estacionamento do Perisur, além do Bat-Sinal na fachada do Liverpool e exibição de “BatWheels” para os fãs do universo desse personagem icônico. Exageros à parte, para aqueles que nascemos já assistindo, ainda em preto e branco, às investidas dos marginais no território de Batman, sempre vale rever aqueles momentos. E para todos os interessados, há uma lista enorme de produções para tratar de entender o personagem. Dos clássicos iniciais, saídos das HQs para os televisores, às produções mais elaboradas, incluindo a necessária trilogia do Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895