Carnaval Tcheco

Carnaval Tcheco

Carnaval Tcheco

publicidade

Enquanto proíbem o Carnaval no Brasil – e eu não acredito nessa censura completamente – pelo mundo afora já é muito grande a programação, tanto nas ruas como dentro de casa ou clubes. Ou alguém acredita que será suspenso o Carnaval no Rio ou Salvador?
O Escritório de Turismo da República Tcheca envia rico material sobre o costume onde, em alguns lugares, o hábito é mantido há cem anos. As famílias conservam a tradição e já conseguiram incluir na Unesco como patrimônio imaterial. As regras das visitas às casas são muito claras. Os anfitriões recebem com doces e bebidas, representando o desejo de sorte e saúde para todo o ano.
Por lá, o carnaval tem início no último final de semana de janeiro e se estende até o final de fevereiro. Tudo é tão levado a sério que o museu ao ar livre conta a história dessas festividades e mostra uma coleção de máscaras tradicionais.
Na verdade, a cidade de Praga se veste de alegria e espanta o frio do inverno com essas pessoas fantasiadas, dançando, com palhaços e acrobatas, entre os dias 22 e 25. E, além das festas de rua, o festival oferece uma série de concertos e danças com espírito aristocrático, e a tradicional corrida dos porcos dourados pelas ruas da cidade e mostra de culinária típica de Carnaval.
Algumas atividades típicas e mais conservadoras acontecem no Palácio Clam-Gallas, palco onde já se apresentaram Mozart e Beethoven. E, finalmente, tudo termina no dia 25 com a festa do Carnaval da Boêmia.
É tudo muito diferente do nosso, mas com muita alegria e entusiasmo, além das apresentações culturais, estas longe, muito longe de acontecerem no Brasil.
Mas ainda acho que prefiro o nosso Carnaval tupiniquim, com ares cariocas e baianos (hoje também São Paulo), com nossa alegria típica e autêntica, com diversidade para todos os gostos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895