Guaracy Andrade

Esporte e cultura durante a 9ª Noite dos Museus

No dia 29 de novembro, a cidade receberá a Noite Run, uma corrida noturna que deverá movimentar o Centro Histórico

Porto Alegre recebe a Noite Run, corrida noturna que deverá movimentar o Centro Histórico durante a 9ª Noite dos Museus, no dia 29 de novembro, passando por locais como o Museu de Arte de Porto Alegre (Mapa)
Porto Alegre recebe a Noite Run, corrida noturna que deverá movimentar o Centro Histórico durante a 9ª Noite dos Museus, no dia 29 de novembro, passando por locais como o Museu de Arte de Porto Alegre (Mapa) Foto : For Real Company / Divulgação / CP

No próximo dia 29 de novembro, durante a 9ª edição da Noite dos Museus de Porto Alegre, a cidade recebe a Noite Run, uma corrida noturna que deverá movimentar o Centro Histórico. Com largada marcada para as 21h, na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Sete de Setembro, os participantes poderão escolher entre dois percursos – 4km e 8km – que passam por alguns dos mais belos e emblemáticos pontos da capital gaúcha. A corrida levará os corredores a cruzar praças, monumentos e edifícios históricos, entre eles a Praça Montevidéu, com a Fonte Talavera de La Reina, e o Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal (Mapa), antiga sede da Prefeitura de Porto Alegre.

Sustentabilidade

A edição de 2025 do Brasil pelo Meio Ambiente traz dados mais recentes dando conta que os projetos empresariais de sustentabilidade, conforme levantamento anual da Amcham Brasil, lançado na última terça-feira, em 2025, já somam R$ 48,2 bilhões em investimentos - um crescimento de 24,2% em relação ao total mapeado em 2024. O levantamento também mostra o crescimento no número de empresas participantes que passou de 165 para 209, mais de 26,7%, assim como o número de projetos que chegou a 316, o maior desde 2021.

Em alto mar

A temporada 2024/2025 de cruzeiros no Brasil entrou para a história, ultrapassando a marca de 1 milhão de embarques, um feito que reafirma o país como um dos principais destinos de turismo marítimo na América do Sul. Esse crescimento significativo foi impulsionado pela chegada de navios maiores e pela ampliação das escalas, oferecendo aos viajantes uma experiência ainda mais rica e diversificada. Com o horizonte já traçado para outubro de 2025, a próxima temporada promete ser a mais longa e variada dos últimos anos, estendendo-se até abril de 2026. Santos, principal porto de embarque do país, deve receber cerca de 320 mil passageiros, número ligeiramente inferior ao da temporada passada.