Luiz Gonzaga Lopes

A formação de um Brasil pelo flamenco

Espetáculo ‘Entre Mares’, do Tablado Andaluz, estreia no Teatro Unisinos, no próximo dia 13 de novembro

O novo espetáculo do Tablado Andaluz, "Entre Mares", estreará no dia 13 de novembro no Teatro Unisinos, em Porto Alegre.
O novo espetáculo do Tablado Andaluz, "Entre Mares", estreará no dia 13 de novembro no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. Foto : Chico Lisboa / Divulgação / CP

O novo espetáculo do Tablado Andaluz, “Entre Mares”, estreará no dia 13 de novembro no Teatro Unisinos. Inspirado no texto de Ailton Krenak - “A Potência do sujeito coletivo”, sobre a formação da nação brasileira e seus conflitos. O ponto de partida da viagem é a Andaluzia/Espanha, com Seguirÿia Flamenca, seguindo com sons negros e indígenas como Rumbas, Landôs, Rancheras, Cumbias e outros.

Com direção artística e musical de Pedro Fernández e direção executiva de Andréa Franco, a montagem reúne artistas como Juan Romero (vocal), Rodrigo Morales (violão), Giovani Capeletti (guitarra flamenca), Luciano de Leon (baixo), Rafael Melo (percussão), Franco Salvadoretti (flauta transversa), Pedro Souza (cante y baile) e as bailaoras: Andréa Franco, Natália Pons Mendez, além de Indira Castro (Cuba), Barbara Veronez e mestres de capoeira. Mais: @tablado.andaluz.

Balé da Bahia no final do mês

Em junho, estive em Salvador para assistir aos ensaios do Balé Folclórico da Bahia (BFB) para a turnê do espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”. O trabalho da companhia é algo que arrebata há 37 anos. Eles já se apresentaram em mais de 30 países e 300 cidades do mundo e desembarca no Rio Grande do Sul para encerrar a parte Sul, Sudeste e Centro-Oeste do giro. No dia 28 de outubro, a Companhia sobe ao palco do Teatro Fiergs, em Porto Alegre, e no dia 30, do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. A realização conta com o patrocínio master do will bank. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter ativa, tanto financeira quanto tecnicamente. Vavá Botelho, diretor-geral do BFB afirma que “o espetáculo reflete essa resistência, pois foi montado em 2022, após quase fechar na pandemia”. São quatro coreografias criadas por coreógrafos que já integraram o BFB.

Uma conversa sobre Pedro Weingärtner

Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o Espaço Cultural do Hotel Praça da Matriz (Largo João Amorim de Albuquerque, 72) recebe às 17h da próxima quarta, 22, mais uma edição do “Roda de Cultura”. O convidado da vez é Marco Aurélio Biermann, pesquisador há mais de 20 anos da trajetória do pintor e gravador porto-alegrense Pedro Weingärtner (1853-1929).

Intitulada “Pedro Weingärtner por detrás da tela”, a atividade é aberta a qualquer interessado e tem entrada gratuita, porém com vagas limitadas, mediante reserva pelo WhatsApp (51) 98595-5690. “A conversa focará em aspectos menos conhecidos da vida e obra de Weingärtner, que circulou pela efervescente cena cultural europeia da virada do século 19 para o 20, pintando na Alemanha, Itália e França”, frisa Biermann. “Ele foi o primeiro artista plástico gaúcho de projeção internacional, em uma época na qual o RS sequer tinha galerias de arte”, finaliza.