Atrações culturais

Atrações culturais

Adriana Androvandi

Mel Lisboa e Marcello Airoldi contracenam na peça ‘Misery – Louca Obsessão’ e virão a Porto Alegre

publicidade

Teatro

O romance “Misery – Louca Obsessão”, do escritor norte-americano de suspense e terror Stephen King, ganha adaptação teatral que chegará para temporada em Porto Alegre nos dias 25, 26 e 27 de agosto no palco principal do Theatro São Pedro.

A peça conta a história de Paul Sheldon (Marcello Airoldi), um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados pela personagem Misery Chastain. Após sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes (Mel Lisboa). A mulher, simpática a princípio, é também uma leitora voraz de sua obra e se autointitula principal fã do autor. A direção é de Eric Lenate.

Traduzida e adaptada para o português por Claudia Souto e Wendell Bendelack e com direção de produção de Bruna Dornellas e Wesley Telles, “Misery” estreou em 2022 no Teatro Porto (SP) e conquistou o Prêmio Cenym, da Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) nas categorias de melhores Sonoplastia e Qualidade Técnica. Além disso, foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhores Peça, Atriz, Ator, Direção e Cenografia.

No cinema, uma versão da história com o título "Louca Obsessão" ficou famosa com Kathy Bates e James Caan no elenco em 1990.

 

Homenagem a Antonio Soriano

Um dos grandes mestres da arte do Rio Grande do Sul, Antonio Soriano (1944 - 2016) ganha uma exposição na Galeria Bublitz (av. Neusa Goulart Brizola, 143), de 5 de agosto a 5 de setembro. Com o título “Antonio Soriano: Retrospectiva e Homenagem”, a mostra apresenta 39 obras do artista em uma seleção especial que destaca o acervo da família.

Conhecido por retratar as bucólicas estâncias da Campanha, o publicitário e artista Antonio Soriano era um apaixonado pelas paisagens do campo, pela lida do gaúcho e pelos cavalos. Para a exposição, o filho Eduardo Paim cedeu 31 obras do acervo familiar, que retratam essa fase, e muitas outras do artista. Uma das telas que integra o acervo da própria galeria, que comemora 35 anos, faz parte da seleção.

Estão expostas ainda outras duas gravuras mais antigas do artista e foram preparadas cinco gravuras póstumas a partir da obra de Soriano. Essas obras estão numeradas com assinatura serigrafada e chancela de autenticidade do Projeto Cultural Soriano, editadas em parceria com a ArtePrints, como uma forma de tornar a produção do artista ainda mais acessível.

 

Pesquisa sobre indumentária será publicada

“Ponchos e Chiripás” é o 30º livro da pesquisadora Véra Stedile Zattera. A publicação ilustrada apresenta os diferentes estilos de indumentária sul-americana. A edição é independente. O lançamento será com uma sessão de autógrafos na Casa Faro (Plácido de Castro, 1053), no dia 30 de agosto, das 17h às 21h, em Caxias do Sul. O evento será acompanhado de uma exposição de painéis temáticos gauchescos, de vários artistas, que ficará aberta à visitação em setembro. 

Detalhe da capa do livro 'Ponchos e Chiripás', de Véra Stedile Zattera. 

 

Narrativa tem a fronteira do Brasil com o Uruguai como cenário

O cineasta Boca Migotto apresenta seu terceiro livro: “A última praia do Brasil” (editora Bestiário, 2023). O lançamento será no dia 2 de setembro no Terezas Café, às 16h. Após os livros “Na antessala do fim do mundo” (2021) e “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imagina a capital dos gaúcho” (2022), Boca Migotto, conhecido, sobretudo, pelo seu documentário “Filme sobre um Bom Fim” (2015), se utiliza do cenário da fronteira do Brasil com o Uruguai para desenvolver uma narrativa que acompanha um casal. Pedro e Ana, ambos aposentados, que deixam Porto Alegre para viver na Barra do Chuí, perto do mar.
Ao se mudarem para lá, no entanto, estoura a pandemia. O casal se vê mais isolado do que imaginaria. O livro se utiliza da condição de Pedro como ex-professor de História e do cenário, a fronteira do Brasil com o Uruguai, para discorrer sobre aspectos da formação histórico-cultural do país e sua relação com a América Latina. 

 

O colunista titular está em férias - Adriana Androvandi - Interina.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895