Coluna de Cultura

Coluna de Cultura

Por Adriana Androvandi – Interina*

Correio do Povo

Documentário O Maior Espetáculo da Pampa

publicidade

Documentário

Está em processo de finalização o documentário “O Maior Espetáculo da Pampa”, sobre o carnaval de Uruguaiana. O filme acompanha os bastidores e preparativos para o maior carnaval fora de época do país. Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, essa cidade, palco de importantes conflitos históricos, realiza sua festa carnavalesca aproximadamente 15 dias após o carnaval oficial, marcando um contraste com os cenários de outros Estados.

A tradição teve início com o Clube Social Negro, incorporando uma rica mistura de influências. A proposta da produtora Galo de Briga Filmes, de Porto Alegre, é mostrar ao público um aspecto menos conhecido do Rio Grande do Sul. Com apresentação do diretor Tyrell Spencer e da produtora executiva Clarissa Virmond, o projeto foi vencedor do Prêmio Júri Pitching - Categoria Work In Progress no II Mercado Sur Frontera WIP LAB, realizado ao longo do XIV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé.

Spencer ficou conhecido pelo seu longa de estreia, o premiado "Cidades Fantasmas". Além do longa sobre Uruguaiana, o diretor paralelamente desenvolve o filme de ficção "Terno".

Patrono

O escritor Tabajara Ruas foi eleito membro da Academia Rio-grandense de Letras na última quinta-feira. Ele ocupará a Cadeira 17, cujo patrono é o escritor Timóteo de Faria Corrêa. O novo acadêmico tomará posse em março. "Tabajara Ruas é mais um patrono da Feira do Livro de Porto Alegre a ingressar na ARL, uma eleição que honra a toda a comunidade literária do RS", diz Airton Ortiz, atual presidente da Academia Rio-grandense de Letras e que também foi patrono da Feira em 2014. Tabajara Ruas foi patrono da Feira no ano passado.

Entre seus livros, se pode citar “Os Varões Assinalados”, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” e “Netto Perde Sua Alma”. A sua obra “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez”, com uma narrativa que se passa em Uruguaiana, cidade natal de Ruas, ganha adaptação para o cinema, com direção do próprio autor. Este será o seu sexto longa-metragem.

Reforma

Muita gente aproveita os feriados de carnaval para se divertir. O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, informa que no Theatro São Pedro será diferente. Durante cerca de 30 dias, o prédio ficará fechado para o público, mas viverá uma atividade interna muito grande. “Graças a uma doação a fundo perdido da família Gerdau e a captações alcançadas pela Associação de Amigos, obras importantes serão desenvolvidas naquele espaço, fazendo com que o público encontre maior comodidade e maior segurança, obras que já antecipam ações que permitirão à centenária instituição atender à legislação bastante recente quanto à prevenção de incêndios e acessibilidade a públicos específicos, como cadeirantes e obesos.”

Serão revisadas e eventualmente trocadas instalações elétricas, instalações de mangueiras de incêndio e implantação de sinalização específica para rotas de fuga, em eventuais situações de risco. A partir do piso do chamado Memorial, passando pelo adro de entrada e chegando até o foyer do prédio, será implantada a escadaria de ferro, que vai substituir a atual de madeira, que rodeará elevador para cadeirantes, facilitando, assim, o acesso do público aos espetáculos e às atividades sociais.

História e gastronomia

Em comemoração aos 30 anos de história, o Di Paolo, ícone da gastronomia gaúcha, irá perpetuar sua trajetória em um livro. Com o título "Di Paolo 30 Anos: Alegria à Vontade - Dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo!", a publicação promete revelar os bastidores, os desafios e os sucessos que marcaram a jornada da marca.

A obra conta com coordenação editorial da Critério — Resultado em Opinião Pública, sob liderança do editor e escritor Mateus Colombo Mendes. Há algumas semanas, em um encontro que reuniu todos os sócios dos 14 restaurantes para um almoço festivo, foram entrevistados todos eles. O livro mergulha na história do fundador Paulo Geremia. Seus avós chegaram ao Brasil no fim do século 19, vindos do Vêneto e se estabelecendo na Serra Gaúcha. Paulo Geremia compartilha sua filosofia de vida e de negócios. O lançamento está previsto para março de 2024, e a rede de restaurantes planeja uma série de eventos para celebrar essa marca histórica.

*O colunista titular está em férias.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895