Lisboa literária em Buenos Aires

Lisboa literária em Buenos Aires

Luiz Gonzaga Lopes

Escritora portuguesa Lídia Jorge, que já participou da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2015, será uma das presenças na Feira de Buenos Aires no final de abril

publicidade

A 48ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires prepara uma grande edição para o período de 25 de abril a 13 de maio, nos 45 mil metros quadrados do Predio Ferial La Rural, que recebe todo ano mais de 1 milhão de pessoas e cerca de 12 mil profissionais da área do livro. Neste ano, a Cidade Convidada de Honra é Lisboa, contando com escritores do porte de Lídia Jorge, Yara Monteiro e Bruno Vieira do Amaral. O detalhe é que a Feira terá início no dia 25 de abril, a mesma data em que se celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos. A inauguração será às 18h do dia 25 de abril, com discurso inaugural a cargo da escritora Liliana Heker, autora de “Zona de Clivaje” e “La Crueldad de La Vida”.

A Feira do Livro de Buenos Aires recebeu em 2023 o autor espanhol Arturo Pérez-Reverte, de 72 anos, criador de “O Pintor de Batalhas”, além da escritora suíça radicada no Brasil, Prisca Agustoni, ganhadora do Prêmio Oceanos de Literatura em 2023, com o livro de poesia “O Gosto Amargo dos Metais” (7Letras, 2022).

Um hotel + cultural

Inaugurado no final da década de 1920 como residência de “Capitão Lulu” (dono do cabaré-cassino Clube dos Caçadores), o palacete do Largo João Amorim de Albuquerque, n° 72, abriga há 48 anos o Hotel Praça da Matriz. O empreendimento no Centro Histórico da Capital passou por revitalização e, sob o comando da Família Patrício desde 2014, tem hospedado anônimos e famosos. Nesta quarta, 27 de março, o prédio iniciará um novo capítulo com a abertura do Espaço Cultural HPM. No foco da iniciativa, estão exposições, saraus, lançamentos de livros e outros eventos, com produção da equipe da casa em parceria com a agência Práxis Gestão de Projetos. O veterano artista plástico Britto Velho escolheu o local para sua primeira mostra individual em cinco anos. “O Mundo das Cores de Britto Velho” prosseguirá por um mês, com visitação gratuita. Em destaque, 19 pinturas inéditas sobre tela em diferentes formatos, produzidas recentemente, e que poderão ser visitadas mediante agendamento (Whats 98595-5690). Está programada, ainda, uma série de encontros semanais entre o artista e público, sob mediação de importantes nomes do cenário cultural gaúcho. Mais: pracadamatrizhotel.com.br.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895