Turnê da Orquestra Jovem Recanto Maestro
A Orquestra Jovem Recanto Maestro se prepara para percorrer cidades do Rio Grande do Sul em mais uma turnê de 30 de maio a 16 de agosto. O conjunto com mais de 60 alunos circulará por sete localidades, com concertos didáticos gratuitos para facilitar o acesso à música de concerto e fortalecer vínculos com as comunidades dos alunos.
A abertura da turnê, no dia 30 de maio, às 19h30min, será com uma apresentação no Recanto Maestro, regida pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, que também é responsável pela direção pedagógica do projeto. O conjunto interpretará obras de dois dos maiores compositores da música de concerto: o italiano Antonio Vivaldi e o austríaco Wolfgang A. Mozart.
Além da apresentação no distrito Recanto Maestro, a turnê, patrocinada pelo Banrisul, vai para as cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Restinga Sêca, Silveira Martins, São João do Polêsine e Santa Maria. O programa transita entre peças contemporâneas de Vagner Cunha e trechos de composições famosas, como as óperas “Carmen”, de Bizet, e “Nabucco”, de Verdi, assim como a famosa “Ode à Alegria”, de Beethoven.
Andréa Cavalheiro canta Sade
Depois de conquistar o público em sua estreia, em 2025, Andréa Cavalheiro retorna com o espetáculo “Andréa Cavalheiro canta Sade”. A cantora sobe ao palco na próxima quarta-feira, dia 20, às 21h, no Grezz (Almirante Barroso, 328, bairro Floresta), que será transformado em um cenário de sensibilidade musical. A proposta é conduzir o público por uma experiência sonora que atravessa o tempo, embalada por clássicos que seguem tocando diferentes gerações.
“Interpretar Sade é entrar em um território delicado e intenso ao mesmo tempo. Existe uma elegância na forma como ela canta, mas também uma profundidade emocional que exige entrega. É um repertório que me provoca e me emociona profundamente”, destaca a cantora. No repertório, o público poderá ouvir sucessos como “Your Love Is King”, “Hang On to Your Love”, “Smooth Operator”, “Jezebel”, “The Sweetest Taboo” e “Is It a Crime”.
Paulinho da Costa ganha estrela em Hollywood
Um dos destaques desta semana foi o percussionista Paulinho da Costa ter recebido sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na última quarta. Desta forma, ele se tornou o primeiro artista nascido no Brasil a eternizar seu nome no famoso boulevard.
O instrumentista aparece em mais de dois mil álbuns, entre os quais se destacam trabalhos do produtor Quincy Jones, das lendas do jazz Dizzy Gillespie e Miles Davis, e de superastros como Sting, Madonna e Michael Jackson, além de trilhas sonoras.
Paulinho da Costa nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Nos anos 1970, visitou Los Angeles, cidade na qual acabaria criando raízes e construindo sua carreira. Aos 77 anos, ele disse à AFP que “está sempre aprendendo”. Costa afirmou estar emocionado por ser o primeiro artista nascido no Brasil a conquistar seu pedacinho de calçada em Hollywood. Carmen Miranda, que cresceu no Rio de Janeiro, também tem sua estrela, mas ela é natural de Portugal.
