O filme “Vento Norte”, de Salomão Scliar (1925 - 1991), está sendo restaurado em 4K pela Cinemateca Capitólio, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre. Lançado em 1951, o filme é o primeiro longa-metragem de ficção sonoro realizado no RS. O projeto é realizado em parceria com a Cinemateca Brasileira, de São Paulo, e tem apoio da Link Digital e Mapa Filmes, com a consultoria técnica de restauração de Débora Butruce, da Mnemosine Audiovisual Services.
Filmado em preto e branco em Torres, a obra retrata a rotina de uma pequena vila de pescadores abalada pela chegada de um forasteiro, que desperta paixões e desencadeia série de ações violentas entre os habitantes locais. O filme contava apenas com uma cópia 35mm no Museu Hipólito José da Costa e outra na Cinemateca Brasileira.
A dança inclusiva e suas multiplicidades
De 11 a 13 de dezembro (quinta e sexta, 20h, e sábado, 19h), o Coletivo Múltiplos de Dança Inclusiva apresenta o espetáculo “Multiplicidades”, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
O espetáculo celebra a riqueza e a beleza da diversidade humana pelo movimento. A obra tem criação coletiva e direção artística de Caroline Tasso. A proposta vai além da representação da diversidade. Por coreografias que exploram improvisação, interação e expressão genuína, bailarinos com e sem deficiência, de diferentes idades e vivências, compartilham histórias e perspectivas.
O Coletivo Múltiplos de Dança Inclusiva foi formado em 2021 por pessoas com e sem deficiência. Teve origem no Projeto de Extensão da Ufrgs, ministrado por Carla Vendramin (in memoriam) com o nome Diversos Corpos Dançantes (2014-2020). É composto por 15 artistas e uma professora e realiza encontros semanais na CCMQ.
Duo internacional em abril na Capital
O duo internacional Deva Premal & Miten, referência mundial da música New Age, retorna ao Brasil em 2026 e inclui Porto Alegre na rota da turnê após mais de dez anos. A capital gaúcha recebe o concerto no dia 28 de abril, às 20h, no Salão de Atos da PUCRS (Ipiranga, 6681), reunindo o público em uma noite dedicada à meditação e à experiência sonora que consagrou os artistas globalmente.
Com mais de 2 milhões de álbuns vendidos, Deva Premal & Miten são reconhecidos por integrar música e contemplação em apresentações que atraem plateias de diversas culturas. Reverenciados por nomes como Cher, Tony Robbins e Dalai Lama, o duo foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum New Age em 2020.
O concerto em Porto Alegre contará ainda com os músicos convidados Joby Baker (baixo, teclados e produção musical) e Lady Phyl (vocais e percussão). Ingressos: Sympla.
Semana Rap In Cena no Museu do Hip Hop
Após reunir mais de 40 mil pessoas no Rap In Cena, o Grupo RIC e Grupo Austral concentram atividades na Semana Rap In Cena, de 8 a 12/12. Painéis, palestras, workshops e shows serão realizado no Museu da Cultura Hip Hop (rua Parque dos Nativos, 545). A Feira Multiempreendedorismo e a Vila Olímpica complementam o evento. Ingressos gratuitos a serem retirados na Sympla.
