Oitentão de volta

Oitentão de volta

Sem dúvida ele é um dos ícones musicais que ficará para sempre na história das sonoridades mundiais. Sir Paul McCartney completa neste sábado 80 anos.

Marcos Santuario

Youtube / Reprodução / CP

publicidade

Sem dúvida ele é um dos ícones musicais que ficará para sempre na história das sonoridades mundiais. Sir Paul McCartney completa neste sábado 80 anos. Uma idade e tanto para quem continua mobilizando multidões que acompanham os shows do astro ao redor do planeta. Aliás, foi para comemorar estas oito décadas que Paul anunciou em fevereiro sua nova turnê intitulada “Got Back”, ou “Voltei”, em tradução direta. Um total de 14 datas apenas em cidades dos EUA. Quem sabe ele decide estender a agenda de shows para outras latitudes?
Seria magnífico repetir o que aconteceu em outubro de 2017, quando fez sua mais recente incursão em Porto Alegre. Tal craque da musicalidade mundial, Sir Paul fez “parar de chover”, na noite do dia 13 daquele mês, na capital gaúcha. Quem esteve lembra. Há dias chovia em Porto Alegre. Tanto que tinha até meme do Yellow Submarine navegando pela avenida Ipiranga e outros locais da capital gaúcha. “One on One” era o nome da turnê daquele senhor, então com 75 anos, marcando a sua segunda passagem pela cidade. O estádio Beira Rio vibrou com um Paul intenso ao longo de três horas, esbanjando energia, “gastando” seu português com muito carisma. O resultado foi emoção entre os quase 50 mil presentes naquele passeio por sua carreira. A primeira graça sedutora veio depois de ele cantar “Got To Get You Into My Life”: tirou o blazer que vestia por cima da camisa branca, enquanto “sensualizava”. E entre gritos e sussurros da enorme plateia decidiu arriscar até um pequeno vocabulário gauchês, soltando um “tribom”, um “trilegal”, e um “Báh”. Com um “Obrigado, gaúchos e gaúchas!” arrebentou os corações. Foi o delírio da massa.
O ex-Beatle que virou Sir vai ficar para a história também como selo. Ele recebeu ano passado a notícia de que ganharia homenagem com 12 selos personalizados do Royal Mail, o correio britânico. Foi tratado como “um dos artistas da música mais emblemáticos e duradouros de todos os tempos”, segundo os homenageantes. E este senhor de 80 anos pode mesmo festejar. Oito destes selos mostram imagens de capas de discos do cantor e compositor, de seu álbum solo de estreia “McCartney”, de 1970, ao “McCartney III” do ano passado. Os outros quatro, em folha miniatura, tem fotos do ganhador de 18 Prêmios Grammy. Viva!


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895