O consagrado cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler acaba de lançar sua nova canção, “El Fin y el Medio”, trabalho de rara força emocional que une lirismo, consciência social e uma profunda reflexão sobre o mundo contemporâneo. A faixa, escrita em parceria com seu filho Pablo Drexler, marca não apenas um momento artístico especial na carreira do músico, vencedor do Oscar e múltiplos prêmios Grammy Latinos, mas também uma tomada de posição clara diante das tragédias humanitárias que afetam milhões ao redor do mundo.
Drexler, conhecido por unir música e poesia com inteligência e sensibilidade, revela que começou a escrever a canção anos atrás, mas só recentemente conseguiu finalizá-la. “El Fin y el Medio” é, assim, fruto de um longo processo criativo e emocional, que reflete a dor de testemunhar a repetição de histórias trágicas, especialmente as que envolvem refugiados e crianças inocentes, vítimas de conflitos que colocam interesses políticos e econômicos acima da vida humana. A música carrega mensagem clara: não existe causa, ideologia ou justificativa que valide a violência contra inocentes. Em versos diretos e comoventes, Drexler canta: “No hay signo, no hay bando,/ no hay ideología ni misterio. / No hay un solo fin que justifique cualquier medio”.
Mais do que uma crítica, a canção é um clamor por justiça, empatia e respeito à dignidade humana. Ela se destaca também pela beleza sonora, mesclando elementos acústicos e percussivos em ambientação sutil, mas impactante. Com carreira consolidada internacionalmente, Drexler mantém sua coerência artística e ética, com sua arte a serviço do que considera essencial: a defesa da vida, especialmente das mais vulneráveis. Este tem sido a marca de seu fluxo criativo, que já conquistou o mundo, saindo do interior do Uruguai para os confins do planeta.
